Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Documento, que envolve diversas secretarias e órgãos, incluirá diretrizes para a destinação correta de resíduos e realização de campanhas de conscientização

Na quarta-feira (24), a Prefeitura de Londrina, por meio de representantes de diversas secretarias e órgãos municipais, retomou em uma reunião os trabalhos de elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). Coordenada pela Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA), a iniciativa também envolveu a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e as secretarias municipais de Agricultura; Educação; Planejamento, Orçamento e Tecnologia; Obras e Pavimentação; e Saúde.

Estes órgãos municipais formam o Comitê Diretor designado pelo prefeito Marcelo Belinati, por meio do Decreto Municipal 302/2021, para o processo de elaboração do PMGIRS.

De acordo com a Lei Federal 12.305/2010, o PMGIRS é um documento obrigatório para o acesso e obtenção de recursos públicos disponibilizados por programas federais destinados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos. A administração municipal tem até o dia 30 de novembro para a elaboração do Plano, que será executada em quatro etapas: definição dos aspectos e informações gerais relativos à gestão de resíduos no município; levantamento de todos os tipos e volumes de resíduos gerados pelos órgãos públicos, empresas e população, assim como a sua destinação; determinação de estratégias e metodologias para o gerenciamento de resíduos orgânicos, recicláveis e rejeitos; e o planejamento para a implementação prática de ações e campanhas.

De acordo com o secretário municipal de Governo, Alex Canziani, o PMGIRS é um marco histórico para Londrina. “É uma inovação importante da atual administração, pois o município nunca teve um plano de gestão de resíduos. Além de ser uma obrigação legal, o documento permitirá desenvolver políticas públicas cada vez mais voltadas à qualidade de vida e à sustentabilidade”, afirmou.

O secretário municipal do Ambiente, Ronaldo Siena, destacou a importância da elaboração de um perfil atualizado da destinação de resíduos sólidos no município. “Isso permitirá que busquemos novas medidas para mitigar o volume de resíduos descartados irregularmente. Assim, conseguiremos oferecer condições de vida melhores para a população londrinense”, salientou.

Segundo a coordenadora do grupo de trabalho para a elaboração do PMGIRS e geógrafa da SEMA, Mariza Pissinati, os procedimentos seguirão as determinações da Política Nacional de Resíduos Sólidos, também sendo alinhados ao Plano Diretor Municipal. “Londrina é referência para outros municípios quando se trata da gestão de resíduos, mas é possível aperfeiçoar o trabalho que vem sendo feito. Para isso, é importante integrar as ações das secretarias e órgãos responsáveis pela coleta e destinação de resíduos. Além disso, o PMGIRS incluirá campanhas de conscientização para que a população e os grandes geradores ajudem a melhorar a gestão dos resíduos”, pontuou. 

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.