Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Obra está cerca de 95% concluída, restando os últimos ajustes e correções; foram construídos novos acessos no sentido norte-sul e sul-norte, abrindo interligações com a rua Bolívia e rua da Aeronáutica

Londrina está prestes a receber mais uma importante obra viária de mobilidade urbana realizada pela Prefeitura, agora para aprimorar o tráfego em diferentes áreas com a construção das novas alças de acesso na avenida Dez de Dezembro. As passagens viárias conectam, ineditamente, uma das avenidas mais movimentadas da cidade à rua Peru, até a rua Bolívia, na Vila Brasil, e também abrem interligações com a rua da Aeronáutica, que leva aos bairros do Aeroporto, na região leste.

O investimento total da Prefeitura é de R$ 2,9 milhões. Na reta final, as obras estão com 95% dos serviços executados, sob responsabilidade da empresa contratada, a TCE Engenharia. No momento, restam alguns serviços para ajustes de drenagem, correções asfálticas, acionamento de energia da nova iluminação em LED instalada, além de sinalização viária.

Na área da primeira alça de acesso, que interliga a Dez de Dezembro com a rua Peru, sentido rua Bolívia, toda a pavimentação já foi concluída, bem como as novas calçadas e a recuperação do sistema de drenagem, com a ampliação e aprimoramento da capacidade das galerias de águas pluviais.

Agora, além dos arremates a serem feitos pela empresa terceirizada, a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação realiza serviços complementares de ajustes na pavimentação antiga das ruas Peru, Borba Gato e Adriático, nessa abrangência. A Londrina Iluminação também está completando a troca pelo LED nas ruas de entorno que não são responsabilidade da empreiteira. E a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) fará a sinalização viária dos trechos recuperados pelo Município.

Ainda na região da alça para a rua Bolívia, também foi construída uma nova rotatória entre as ruas Peru e Adriático, que permitirá novas rotas, incluindo uma saída para a avenida Dez de Dezembro, no sentido PR-445. Após ser liberada, a estrutura permitirá melhorar a organização e o fluxo de trânsito no local, abrindo diferentes opções de caminho a partir da nova alça de acesso. Os motoristas, ciclistas e pedestres poderão contornar a rotatória e seguir pela rua Panamá diretamente até as ruas Bolívia, Peru e outras, adentrando ao bairro.

Já no sentido sul-norte da avenida Dez de Dezembro, mais duas novas alças viárias foram construídas, abrindo conexões com a região leste, na abrangência dos bairros do aeroporto. Uma delas dá acesso à rua da Aeronáutica, logo após a altura da rua Charles Lindemberg. E a segunda é uma passagem com trajeto de descida desde a rotatória da Praça João Negrão, próximo à avenida Salgado Filho, até a avenida Dez de Dezembro. Ambas as alças estão com a pavimentação pronta, incluindo a duplicação de um breve trecho da rua Bolívia após o viaduto da Dez de Dezembro.

Neste lado da obra, faltam apenas alguns serviços de acabamentos de drenagem, com a duplicação de duas bocas de lobo, ligação da nova iluminação, além de correções asfálticas complementares pela Secretaria de Obras, das mesma forma como irá ocorrer na outra parte. Tais trabalhos não alteram o trânsito neste momento. Após a finalização desses serviços, serão feitas as demarcações e sinalização viária para finalizar o projeto.

A obra, como um todo, conta com execução de 5.650 m² apenas em pavimentação. A entrega oficial da obra está prevista para ocorrer nos próximos dias, a depender do andamento dos serviços e das condições climáticas.

Novas rotas e alternativas – Para quem trafega na Dez de Dezembro, vindo no sentido norte-sul, essa conexão possibilitará chegar mais facilmente às ruas da Vila Brasil e bairros dessa abrangência, bem como ir mais rapidamente até a área leste de Londrina, sentido aeroporto, utilizando o viaduto da rua Bolívia sobre a avenida.

Na área da primeira alça, outra novidade é que, aqueles que estiverem na rua Panamá, agora terão condições de acesso direto à avenida Dez de Dezembro, no sentido de Curitiba, utilizando a nova rotatória.

Já os motoristas que transitam na direção sul-norte, a partir da PR-445, contará com uma nova passagem direta para a zona leste, na região do aeroporto, utilizando a alça da rua da Aeronáutica. Essa rota será interligada com a rotatória da Praça João Negrão, que oferece acesso a diferentes vias da face leste, entre elas as avenidas Salgado Filho e Comandante João Ribeiro de Barros, e ruas Augusto Severo e Enzo Rufino.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.