Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

No mês de janeiro, estão convidados para participar os servidores das Secretarias de Assistência Social, Políticas para as Mulheres e do Idoso

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), está dando continuidade à campanha “Servidores Municipais Unidos: Doando Sangue, Salvando Vidas”. A mobilização, realizada em parceria com o Hospital da Universidade Estadual de Londrina (HU/UEL), visa aumentar o número de doações de sangue. Para isso, durante o mês de janeiro, a campanha convida os servidores das Secretarias Municipais de Assistência Social, Políticas para as Mulheres e do Idoso para participar.

Segundo a organizadora da campanha e assistente social da SMRH, Marcelle Diorio de Souza, a iniciativa partiu do Hemocentro Regional de Londrina, do HU, o qual propôs uma parceria com a Prefeitura do Município de Londrina. A ação visa aumentar o número de doações, uma vez que as demandas crescentes e diárias de sangue requerem um trabalho de captação de doadores, mediante estratégias que busquem contribuir com o estoque de sangue para atendimento à população.

 “O sangue é produto humano insubstituível, que não pode ser produzido artificialmente. Para a manutenção do estoque, o Hemocentro necessita de doações diárias, sendo que, em períodos de férias e festas, a necessidade se torna ainda maior devido à redução no número de doações por um lado e a maior demanda por sangue de outro, por conta do aumento do número de acidentes nesses períodos”, informou a organizadora da campanha.

Cronograma

Seguindo o cronograma da campanha, em fevereiro será a vez dos profissionais da Secretaria de Educação. Em março, serão os servidores da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Tecnologia e do Trabalho, Emprego e Renda. No mês de abril, serão os Guardas Municipais e demais funcionários da Secretaria de Defesa Social. Em maio, está prevista a participação dos funcionários da Codel e do Ippul e, em junho, os da Controladoria-Geral, Fazenda e Cultura.

No segundo semestre, durante o mês de julho, serão chamados os profissionais da Acesf e da CAAPSML. Em agosto, serão os da Secretaria de Obras e Pavimentação e da Fundação de Esportes de Londrina (FEL). Em setembro, será a vez dos trabalhadores da Secretaria de Saúde. Em outubro, será Procuradoria-Geral, Governo e da Gestão Pública. Em novembro, serão os funcionários da Agricultura e Abastecimento e do Ambiente. E, em dezembro, a campanha retorna para o gabinete do prefeito e para SMRH.

Para doar

As doações acontecem no Hemocentro, na Rua Cláudio Donisete Cavalieri, 156, no Jardim Tarumã (ao lado do HU). É preciso agendar um dia e horário no site do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Rede Hemepar), da Secretaria de Estado (clique aqui). O artigo 79 do Estatuto do Servidor (Lei Municipal nº 4.928) prevê a concessão do dia em que o servidor fez a doação, ou seja, neste dia, o doador não precisa trabalhar. Para isso é necessário o acordo prévio com a chefia e a apresentação do atestado do Hemocentro no cartão ponto (Lei Municipal nº 4.928/1992).

O doador deve ter idade entre 16 anos a 69 anos e estar em boas condições de saúde, pesando 50kg ou mais. Menores de idade (16 e 17 anos) só podem fazer a doação com a presença e o consentimento de um responsável legal. É importante estar bem alimentado, hidratado e descansado (ter dormido pelo menos 6 horas) e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas. Também não pode ter tido gripe, infecção bacteriana, febre ou ter usado antibiótico nas últimas duas semanas, além de não ter realizado procedimento endoscópico há menos de seis meses.

As vantagens de doar sangue

Quem decide pela contribuição, recebe algumas vantagens. Isso porque, além de uma doação poder salvar até quatro vidas, o doador garante meia entrada em eventos culturais, pela Lei Estadual nº 13.964/2002, e isenção de taxas de inscrição em concursos públicos e processos seletivos realizados no âmbito dos Poderes do Estado, pela Lei Estadual nº 19.297/2017.

Samir Kadri/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.