Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Desenvolvida pela DTI, plataforma Webconf possui recursos como gravação de sessões, chat e compartilhamento de tela; processos ganham agilidade e transparência

A Prefeitura de Londrina conta com um novo recurso tecnológico que oferece mais praticidade aos processos licitatórios. A partir de agora, as licitações realizadas de forma presencial podem ser conduzidas, alternativamente, por meio de videoconferências. A inovação foi concebida a partir de discussões realizadas no âmbito do programa Compra Londrina. Dotadas de recursos como gravação das sessões, chat e compartilhamento de tela, as videoconferências são realizadas através da plataforma Webconf, que foi desenvolvida pela Diretoria de Tecnologia de Informação (DTI) da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT).

O primeiro teste com este sistema ocorreu na última terça-feira (10), durante a realização do pregão presencial 282/2020, cujo objetivo foi contratar uma empresa para a manutenção de um elevador. O processo, que contou com a participação de dois licitantes, foi conduzido de forma on-line por um pregoeiro, que teve apoio de uma equipe técnica formada por dois outros servidores da Diretoria de Gestão de Licitações e Contratos (DGLC) da Secretaria Municipal de Gestão Pública (SMGP).

De acordo com a diretora de gestão de licitações e contratos, Luciana Leite, a nova tecnologia foi aprovada pelos participantes. “Eles acharam o sistema prático e fácil de usar. É uma inovação que oferece transparência e segurança nestes tempos de pandemia, e os participantes só precisam ter o link da videoconferência e uma conexão de internet rápida para ter acesso à sessão”, salientou.

Benefícios

A realização de licitações por meio de videoconferências é regulamentada pelo Decreto no 1.115/2020 (disponível aqui), que foi elaborado pela SMGP em conjunto com a Procuradoria-Geral do Município (PGM). A DTI também teve uma participação importante na implantação da iniciativa pois, além de ter criado a plataforma Webconf, capacitou os servidores responsáveis por utilizá-la.

Uma das principais vantagens desta inovação é o fato de que, assim como nas modalidades presenciais, as licitações conduzidas por videoconferência permitem a homologação parcial de processos. Isso porque, como essas sessões ocorrem em tempo real, o agente responsável pela licitação pode homologar cada etapa do processo conforme ela é concluída. Além disso, as videoconferências permitem que os agentes públicos se comuniquem diretamente com as empresas participantes. Outro benefício considerável é que, com as videoconferências, tanto as gravações das sessões quanto os registros dos chats tornam-se parte integrante do processo e ficam disponíveis para visualização posterior, oferecendo mais transparência à licitação.

Segundo a diretora de gestão de licitações e contratos, a intenção da administração municipal é manter as videoconferências como um recurso permanente para a realização de licitações. “Essa modalidade foi implementada para oferecer mais segurança durante a pandemia. Porém, devido às vantagens que estamos tendo, nosso objetivo é que ela continue a ser usada, mesmo quando a situação tiver sido normalizada”, explicou Luciana.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.