Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Vice-prefeito se reuniu com entidades e lideranças comunitárias, a fim de implementar ações práticas que estimulem uma alimentação saudável e gerem oportunidades de renda aos participantes do programa instituições, igrejas, associação de moradores e lideranças comunitárias, a fim de trocar informações e conhecimentos para viabilizar mais ações práticas dentro do programa

A Prefeitura de Londrina realizou uma reunião, coordenada pelo vice-prefeito João Mendonça, com diversas instituições, a fim de fomentar, por meio de ações práticas, o Programa Municipal de Agricultura Urbana e Periurbana (AgriUrbana), instituído pela Lei nº 12.620, de dezembro de 2017, que também instituiu a Política Municipal de Agricultura Urbana e Periurbana (PMAUP). O encontro aconteceu na sexta-feira (19), no auditório da Prefeitura.

O Programa visa contribuir com o desenvolvimento de ações sociais, ambientais e urbanas da cidade, seguindo as diretrizes apontadas pelo PMAUP. Dentre os seus objetivos estão: ampliar as condições de acesso à alimentação e aumentar a disponibilidade de alimentos como estratégia de combate à fome e redução dos custos dos alimentos para consumidores de baixa renda; desenvolver ações voltadas à inclusão produtiva, como forma de proporcionar oportunidades de renda aos participantes; estimular práticas alimentares saudáveis; ampliar a aprimorar os programas institucionais de alimentação em unidades escolares, asilos, unidades e serviços de saúde.

O vice-prefeito explicou que o município convidou, para a reunião, entidades, instituições, igrejas, associação de moradores e lideranças comunitárias, a fim de trocar informações e conhecimentos para viabilizar mais ações práticas dentro do programa. “Foi uma reunião muito produtiva, todas as pessoas presentes puderam opinar sobre o que pode ser feito para fomentar as práticas do Programa Municipal de Agricultura Urbana e Periurbana. Há terrenos, por exemplo, que estão em desuso, produzindo lixo, mato alto, e que podem ser utilizados em prol da comunidade, para a geração de emprego e renda e produção de hortas comunitárias, por exemplo.  Agora, o próximo passo é colocar as ideias em prática”, afirmou.

A gerente da Cáritas Arquidiocesana de Londrina, Deusa Rodrigues Favero, que esteve presente na reunião, contou que a inclusão produtiva é uma das áreas de atuação da Cáritas. “Estamos assumindo a parte de inclusão produtiva, em parceria com o Município, por meio da Secretaria de Assistência Social, e temos a intenção de trabalhar com grupos de hortas comunitárias e com populações desempregadas, nas comunidades e paróquias, fomentado estas hortas e a produção de alimentos. Agora, estaremos em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento para viabilizar outros projetos”, disse.

O engenheiro agrônomo e diretor de Políticas Profissionais da Associação de Engenheiros Agrônomos de Londrina, Joao Miguel Francisco Russo, apontou que a intenção da associação é fazer uma parceria com o Município, para poder colaborar com a capacitação técnica da comunidade, a fim de colocar o programa em prática. “Tudo que envolver recomendação e orientação da parte técnica, envolvendo agronomia e a própria agricultura, a associação está disposta a colaborar com a Prefeitura”, frisou.

A líder comunitária do Conjunto São Lourenço, que conduz uma horta comunitária que atualmente atende 20 famílias, Eunice de Souza, enfatizou a importância de estimular a prática de alimentação saudável. “Havia pessoas, na comunidade, com problemas de obesidade e depressão. Após a atuação na horta, elas apresentaram grande melhora, mostrando que o trabalho está tendo resultado também como uma terapia. Por meio da parceria com a prefeitura, pretendemos expandir estas hortas, para que mais pessoas possam ter acesso a elas, levando saúde e alimentação saudável à população”, destacou.

O Programa Municipal de Agricultura Urbana e Periurbana é comando pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA). Pessoas e entidades interessadas em contribuir com o programa podem entrar em contato com a SMAA, pelo telefone 3372-4786.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.