Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Condomínio, construído em parceria com a Cohapar, terá 40 casas e infraestrutura completa; segundo projeto terá imóveis próximos ao Aeroporto convertidos em moradias sociais

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal do Idoso, está viabilizando duas importantes iniciativas que resultarão em espaços de habitação social para a população idosa de Londrina. Uma delas se dará a partir da assinatura de um convênio, com a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), que resultará na construção de um condomínio para idosos. A outra iniciativa diz respeito ao recebimento de 17 imóveis doados pela Aeronáutica, os quais deverão ser utilizados para a implantação de moradias para pessoas idosas, a partir de 60 anos de idade.

A secretária municipal do Idoso, Andrea Danelon, destacou a importância dessas ações para o município. “A demanda por esse tipo de habitação é muito expressiva, considerando que temos uma estimativa de 80 mil pessoas idosas em Londrina. Essas modalidades de moradia ainda são inexistentes em Londrina e serão uma grande conquista para a nossa cidade”, disse.

Condomínio

Viabilizado através do programa Habita Paraná, do Governo do Estado, na modalidade Viver Mais, o condomínio para idosos receberá um investimento no valor de R$ 6 milhões para a sua construção. Enquanto a Prefeitura de Londrina disponibilizou o terreno para a implantação dos imóveis, que fica no Jardim Império do Sol, as casas serão construídas pela Cohapar. O empreendimento consistirá em 40 unidades habitacionais térreas que terão quarto individual, banheiro, sala e cozinha. Os projetos arquitetônicos incluem praça de convivência, biblioteca, sala de informática, academia ao ar livre, horta comunitária, salão de festas e piscina para hidroginástica. Além disso, o condomínio contará com infraestrutura completa e serviços de saúde, assistência social e lazer.

A iniciativa beneficiará pessoas com mais de 60 anos que não têm casa própria. A cessão do imóvel será feita por meio de aluguel social, pago mensalmente, cujo valor corresponderá a 15% de um salário-mínimo. Cada unidade poderá ser utilizada por tempo indeterminado, individualmente ou por até dois idosos, se forem um casal ou parentes próximos.

Terrenos

Após dois anos de tratativas com o Comando da Aeronáutica, a Prefeitura receberá 17 casas localizadas na Avenida Santos Dumont, próximas ao Aeroporto. Esses imóveis, que anteriormente pertenciam ao Município e haviam sido doados para a Infraero, serão destinados à Secretaria Municipal do Idoso, que pretende utilizá-los para a implantação de um projeto inovador de habitação social para idosos.

A proposta da Secretaria é que 16 destas casas sejam reformadas ou reconstruídas para ser utilizadas como moradia por idosos que são independentes e autônomos, mas que se encontram em situação de vulnerabilidade social ou pessoal. A previsão é que o espaço acomode até 50 pessoas, as quais terão acesso a serviços de lazer, cultura, esporte e entretenimento. A outra unidade recebida deverá ser convertida em uma sede própria para a Secretaria Municipal do Idoso.

Segundo a assessora técnica da Secretaria do Idoso, Luciana Alvarez, os imóveis estão localizados em uma região ideal para estas iniciativas. “Enquanto o condomínio construído em parceria com a Cohapar está em um bairro que oferece toda a infraestrutura urbana necessária para o seu funcionamento, os terrenos na região do Aeroporto também têm localização excelente. Trata-se de uma área de fácil escoamento para as demais regiões da cidade, próxima da Prefeitura e de outros órgãos governamentais, e bastante acessível para a população”, destacou.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.