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Objetivo é conscientizar consumidores e fornecedores sobre a importância da conferência da validade dos produtos

O Núcleo de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-LD) informa que a campanha “De Olho na Validade” foi aplicada novamente para diversos supermercados em Londrina. A ação envolve diretamente as instituições Associação Paranaense de Supermercados (APRAS), Ministério Público do Paraná (MPPR) e o Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR).

Segundo o órgão, o objetivo da campanha é conscientizar consumidores e fornecedores sobre a importância da conferência da validade dos produtos expostos à venda. Estabelecimentos deverão informar, de maneira ostensiva, sobre a ação conjunta das entidades.

De 1 a 10 produtos encontrados com a validade expirada nos supermercados, o consumidor tem direito a receber um produto igual ao encontrado; de 11 a 20 itens tem direito a dois, sendo sempre o correspondente a 10% do total de produtos vencidos expostos na área de venda. As mercadorias deverão ser entregues gratuitamente e caso a empresa não tenha disponível o mesmo produto, o consumidor pode optar por um de menor ou maior valor, ficando sujeito a arcar com a diferença.

De acordo com o coordenador do Procon-LD, Gustavo Richa, há diversos pontos a serem destacados, desde a participação dos estabelecimentos, até a efetiva entrega dos produtos aos consumidores. “A ação passou a valer novamente em todo o território do Paraná. Uma das observações que devem ser feitas é que o consumidor não poderá receber o valor por meio de créditos, seja dinheiro, vale bônus e afins. Para que a campanha seja válida, o consumidor tem que verificar se o supermercado está participando dela, e, se encontrar algum produto vencido, informar a um funcionário responsável no estabelecimento”, salientou.

A lista com os nomes dos supermercados está disponível no site da APRAS - http://www.apras.org.br/servicosapras/de-olho-na-validade/ .

O Procon-LD está localizado na Rua Mato Grosso, 299, região central de Londrina. Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, com retirada de senhas até as 13 horas. O número do órgão é 151 e o e-mail para contato eletrônico é procon@londrina.pr.gov.br .

N.com

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