Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Objetivo é conscientizar consumidores e fornecedores sobre a importância da conferência da validade dos produtos

O Núcleo de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-LD) informa que a campanha “De Olho na Validade” foi aplicada novamente para diversos supermercados em Londrina. A ação envolve diretamente as instituições Associação Paranaense de Supermercados (APRAS), Ministério Público do Paraná (MPPR) e o Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR).

Segundo o órgão, o objetivo da campanha é conscientizar consumidores e fornecedores sobre a importância da conferência da validade dos produtos expostos à venda. Estabelecimentos deverão informar, de maneira ostensiva, sobre a ação conjunta das entidades.

De 1 a 10 produtos encontrados com a validade expirada nos supermercados, o consumidor tem direito a receber um produto igual ao encontrado; de 11 a 20 itens tem direito a dois, sendo sempre o correspondente a 10% do total de produtos vencidos expostos na área de venda. As mercadorias deverão ser entregues gratuitamente e caso a empresa não tenha disponível o mesmo produto, o consumidor pode optar por um de menor ou maior valor, ficando sujeito a arcar com a diferença.

De acordo com o coordenador do Procon-LD, Gustavo Richa, há diversos pontos a serem destacados, desde a participação dos estabelecimentos, até a efetiva entrega dos produtos aos consumidores. “A ação passou a valer novamente em todo o território do Paraná. Uma das observações que devem ser feitas é que o consumidor não poderá receber o valor por meio de créditos, seja dinheiro, vale bônus e afins. Para que a campanha seja válida, o consumidor tem que verificar se o supermercado está participando dela, e, se encontrar algum produto vencido, informar a um funcionário responsável no estabelecimento”, salientou.

A lista com os nomes dos supermercados está disponível no site da APRAS - http://www.apras.org.br/servicosapras/de-olho-na-validade/ .

O Procon-LD está localizado na Rua Mato Grosso, 299, região central de Londrina. Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, com retirada de senhas até as 13 horas. O número do órgão é 151 e o e-mail para contato eletrônico é procon@londrina.pr.gov.br .

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.