Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Encontro vai orientar sobre a Medida Provisória nº 764/16, que autoriza a diferenciação de preços de acordo com a forma e o prazo de pagamento

O Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-LD), em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), realiza na próxima terça-feira (21) palestra sobre a Medida Provisória (MP) nº 764/2016. O encontro tem vagas limitadas e será realizado às 19 horas na Acil, localizada na Rua Minas Gerais, 297. Para a inscrição, é necessário enviar e-mail com dados pessoais, com o nome, CPF e empresa em que atua, para o endereço relacionamento@acil.com.br.  

Desde dezembro de 2016, novas regras do Governo Federal já estão em vigor, permitindo preços diferenciados de bens e serviços nos pagamentos à vista (dinheiro) ou a prazo (cartão de crédito, débito, crediário e cheque). Ou seja, os valores de bens e serviços pagos em dinheiro poderão ser menores, com desconto, em comparação aos valores pagos a prazo.

Segundo o coordenador do Procon-LD, Gustavo Richa, a palestra tem o objetivo de conscientizar empresários e comerciantes sobre essas mudanças. “Em breve, o Procon-LD fará as fiscalizações e, caso os preços diferenciados não estejam divulgados da maneira correta, o comerciante poderá sofrer punições. Por isso começamos esse trabalho de conscientização, para tirar as dúvidas, esclarecer e orientar os empresários”, explicou.

O superintendente da Acil, Diego Menão, ressaltou que é papel da associação informar e orientar os empresários nos conteúdos que possam auxiliá-los a melhor conduzir seus negócios. “Houve um encontro de interesses, onde o Procon-LD mostrou abertura e a intenção de colaborar nesse processo, assim como orientar sobre as práticas corretas que os empresários devem cumprir. Com isso, vamos estabelecer uma relação cada vez melhor entre comerciantes e consumidores”, afirmou.

Menão afirmou que as vagas são limitadas, e a procura pela palestra tem sido grande. “Estamos estudando a possibilidade de abrir nova turma, caso haja demanda. O evento é aberto a associados e não associados da Acil, e qualquer empresário ou pessoa interessada no assunto está convidada a participar”, ressaltou.   

A palestra será conduzida pela gerente de Fiscalização do Procon-LD, Pollyana Jucá Santana Coutinho.  Durante a sessão, Pollyana irá apresentar a MP 764/2016, explicando o que é uma medida provisória e qual o seu teor. “Os participantes vão conhecer as regras que estão em vigor e o que o Procon-LD vai fiscalizar. Nossa expectativa é esclarecer sobre essa questão, que é uma situação nova, e orientar para que os demais direitos do consumidor não sejam infringidos”, destacou.

Para a gerente de Fiscalização, as orientações são necessárias para que os consumidores não se sintam lesados no ato da compra. “A diferenciação de preços não pode violar o direito básico do consumidor de ter informações claras e precisas. E, ciente dessa medida, a população passa a fiscalizar e exigir essas informações. Nestes casos, se o consumidor só descobrir o valor do item na hora de pagar, é porque a prática está incorreta, e isso poderá ser denunciado ao Procon-LD para que sejam tomadas as medidas cabíveis”, frisou.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.