Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Foram produzidos mais de mil cartas, cartazes, desenhos e outros materiais; reconhecimento emocionou servidores da UBS do Jardim do Sol

Como forma de homenagear e motivar os trabalhadores que estão atuando no enfrentamento da pandemia de Covid-19, as crianças da rede municipal de ensino de Londrina estão demonstrando seu carinho a eles por meio de cartas, cartazes, desenhos e vídeos produzidos em casa. A iniciativa da Prefeitura de Londrina, viabilizada em conjunto pelas secretarias municipais de Educação e de Recursos Humanos, possibilitou a produção de mais de mil materiais, criados em atividades escolares por cerca de cinco mil crianças do ensino fundamental, envolvendo unidades escolares de todas as regiões.

O início da entrega das homenagens às equipes de saúde ocorreu na sexta-feira (30), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim do Sol, na região oeste, um dos pontos exclusivos de vacinação contra o novo coronavírus. O ato simbólico contou com a presença dos secretários municipais de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes; de Recursos Humanos, Julliana Bellusci; de Saúde, Felippe Machado e de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada.

As produções dos estudantes contemplam uma série de mensagens de agradecimentos, felicitações, incentivo, força e esperança. O objetivo é possibilitar que os profissionais da saúde possam receber ânimo extra e sentirem-se valorizados pelo importante trabalho prestado à sociedade em um momento de dificuldades e incertezas.

A Secretaria Municipal de Recursos Humanos propôs à Educação uma ação que mobilizasse as crianças, envolvendo o aprendizado sobre a pandemia de Covid-19, e pudesse ter grande alcance junto aos trabalhadores, que terão a oportunidade de mostrar aos familiares e amigos, além de divulgar em suas redes sociais. Os itens, abrangendo trabalhos individuais e em grupo pelos estudantes, serão encaminhados a locais como a UPA Sabará, equipes das UBSs mobilizadas para vacinação, unidades que atendem casos respiratórios, SAMU, entre outros serviços.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, recebeu uma das cartas e expressou sua alegria e satisfação diante das manifestações de carinho passadas pelos alunos às equipes de saúde. “Tamanho reconhecimento nos emociona e motiva. Foi uma grata surpresa receber os sentimentos dos nossos alunos, uma injeção de ânimo. Vamos destinar os materiais a todos os profissionais de saúde do município, que estão há mais de um ano na linha de frente dessa batalha. Eles seguem firmes mesmo com os medos, angústias e dúvidas gerados pela pandemia, que foi algo novo para todos. Temos que nos orgulhar pelo comprometimento deles, estando à disposição da população, e por todos os atendimentos realizados pela Prefeitura, que não poupou esforços para enfrentar o vírus e proteger as pessoas”, disse.

A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal, contou que os professores da rede incluíram a ação no planejamento escolar e as turmas aceitaram bem a proposta, se envolvendo com entusiasmo. “Recebemos com muito ânimo a proposta do RH da Prefeitura, e os alunos tiveram muita criatividade e capricho para demonstrar seu afeto e gratidão aos profissionais de saúde. Os professores levaram o tema para as aulas, falaram sobre o coronavírus e a pandemia, os cuidados necessários e quem são esses trabalhadores. O resultado é esplêndido e expressa muito bem o carinho empenhado pelas crianças. Aquece nosso coração ver os alunos dando este merecido agradecimento a todos eles. Essa ação poderá ter grande alcance, com os trabalhadores da saúde multiplicando a divulgação”, afirmou.

A secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Bellusci, informou mais detalhes sobre a iniciativa e enfatizou a importância da ação. “Inicialmente, estávamos pensando em fazer uma ação para o Dia do Trabalho e outra envolvendo a saúde mental dos profissionais da saúde na pandemia. Decidimos unir as duas ideias e propor à Educação que os alunos aprendessem mais sobre a pandemia e transmitissem seus sentimentos para motivar esses trabalhadores tão importantes. A ideia foi abraçada com muita vontade. Assim como no Natal existem iniciativas do adulto ‘adotar’ uma criança, pensamos em fazer com que as crianças adotassem essas pessoas. Isso ajuda a valorizar os professores e às equipes de saúde, pessoas que vivem situações adversas nesse período difícil. As mensagens são lindas e vindas de crianças, que também sofrem por não estarem na escola e com seus amigos. É gratificante participar deste momento”, destacou.

Para a enfermeira coordenadora da UBS Jardim do Sol, Claudia Haggi, a emoção foi grande ao receber uma carta trazendo o carinho de uma criança da rede municipal. “Ao ler a mensagem, foi possível ver o quão verdadeiras são as homenagens feitas por elas. Tem um significado especial, um reconhecimento maior do que esperávamos, algo puro vindo de uma criança nos toca. Isso nos traz força e coragem para continuarmos firmes, pois as crianças têm todo o futuro pela frente e sabemos que nosso papel hoje, na pandemia, fará a diferença mais adiante”, contou.

Uma das técnicas de enfermagem da mesma unidade, Renata Paschoal, destacou a felicidade sentida ao ganhar o presente. “Foi uma ótima surpresa receber a carta no meio do trabalho, não esperávamos e não estávamos sabendo disso antes. É muito gostoso ter essa consideração e carinho deles. Nos valoriza e motiva muito, ficamos felizes demais. Tem sido um período cansativo e de muito trabalho, mas vamos conseguir vacinar toda a população”, ressaltou.

NCPML

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios