Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Médicos, enfermeiros, dentistas e profissionais de nível superior do NASF vão atualizar seus conhecimentos sobre tratamento aos fumantes


A partir da próxima terça-feira (15), das 7h30 às 13h, 80 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde vão participar da capacitação “Abordagem Intensiva para o Tratamento do Fumante”. As aulas serão ministradas no Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina (CCB-UEL), nos dias 15,17 e 23 de agosto.

Vão participar médicos, enfermeiros, dentistas e profissionais de nível superior dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Eles terão acesso às informações de base para a atuação e desenvolvimento de grupos de tabagismo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Por isso, conteúdos como o Programa Nacional de Controle do Tabagismo, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA); estudos de caso; pesquisas sobre os fatores dificultadores da promoção da cessação do tabagismo e legislações e portarias da área serão trabalhados.

As aulas serão ministradas por profissionais do Hospital do Coração (HC) em conjunto com servidores da Diretoria de Atenção Primária em Saúde (DASP) e da Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é atualizar os conhecimentos daqueles que ofertam os grupos de apoio nas unidades, por meio da abordagem cognitiva comportamental. O foco dos trabalhos está na mudança de hábitos dos fumantes. Por isso, a abordagem utilizada pela rede municipal está baseada na troca de experiências dos participantes.

Em Londrina, trimestralmente, são desenvolvidos cerca de 15 grupos que trabalham o tabagismo com a população. Os cidadãos que almejam deixar de fumar podem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e caso não haja grupo de apoio nesta unidade, será encaminhado para os grupos agendados do Hospital do Coração.
Ana Paula Hedler/NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.