Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Empresa apresenta serviços e ouve reivindicações da população

A população da região Norte de Londrina participou, na sexta-feira (17), da primeira reunião do programa Comunidade Sanepar na cidade. Outras sete reuniões serão realizadas ainda este ano. Lideranças, moradores e autoridades do munícipio conheceram um pouco mais sobre os serviços, projetos e obras da Sanepar e aproveitaram a oportunidade para entregar as reivindicações da população local.

O vice-prefeito João Mendonça elogiou a iniciativa da Sanepar. “Este é o começo de um importante trabalho que queremos acompanhar. Será produtivo, porque oferece informação e formação para a comunidade”, destacou. Ele reforçou a importância do saneamento e da parceria com a Sanepar para o crescimento do município e para a geração de empregos.

O vice-presidente da União Municipal das Associações de Moradores de Londrina (Unimol), Angelo Barreiros, também fez elogios ao programa. “É possível entender o que são ligações irregulares e porque as pessoas têm que regularizar a situação dos seus imóveis”, comentou. Na avaliação dele, as reuniões são fonte de informação e dão oportunidade para que a comunidade se organize, veja as suas necessidades e faça suas reivindicações junto à Companhia.

O gerente geral da Sanepar, Sérgio Bahls, que fez a apresentação do programa ao lado do gerente Regional de Londrina, Marcos Machioni, e do gerente Industrial, Antônio Gil Gameiro, lembrou que o principal propósito dos encontros é dar transparência às ações da Companhia no Estado e no município. “A Sanepar é referência no Brasil na promoção da saúde pública. Para isso, tem investido na qualidade dos seus processos, pensando em atender bem, especialmente quem mais precisa”, afirmou.

Bahls apresentou o volume de investimentos que a Sanepar está aplicando no município e falou também como funciona a estrutura da empresa e quais são os projetos futuros. “Viemos falar dos principais desafios de gestão, como as ligações irregulares de água, que elevou o índice de perdas e acabou nos tirando do segundo lugar no ranking das melhores cidades no país, segundo o Instituto Trata Brasil”, comentou.

Também participaram da reunião na Região Norte, o assessor executivo do gabinete do prefeito, Pastor Góis, o gerente de manutenção eletromecânica da Sanepar na Região Nordeste do Paraná, Wilson Marçal, coordenadores e empregados da Companhia.

Demandas

Os moradores que participaram da reunião com a Sanepar pediram a ampliação da rede de esgoto e orientações sobre como economizar água.

Valdineia Brizola, moradora do Residencial do Café, diz que tem gasto cerca de R$ 300 cada vez que precisa esvaziar a fossa da sua casa. Como isto ocorre com frequência, afirmou que está ansiosa com a implantação da rede da Sanepar. “Estamos em fase de conclusão do interceptor Lindóia, que irá atender esta moradora e outras 3 mil e quinhentas famílias”,  explicou Bahls.

Dorival Vittorelli, há 17 anos presidente da Associação dos Moradores do Jardim Catuaí, sugeriu intensificar as reuniões com as lideranças e também dar oportunidade para visitas técnicas. “Sempre que termina uma obra de esgoto, é importante que o presidente do bairro e moradores que quiserem participar  conheçam todo o processo, desde a captação de água ao tratamento de esgoto”, destaca.

O presidente da Associação de Moradores do Vista Bela, José Silvestre, pediu ajuda para a Sanepar alegando que não é possível permanecer no Programa Tarifa Social (que cobra apenas R$ 8,86 por 10 mil litros de água por mês) por causa da existência de aquecedores de energia solar no bairro. “Fizeram o conjunto pensando em diminuir o prejuízo com energia, mas o desperdício de água do aquecedor nos faz sair da faixa de benefício do programa”, desabafou.

Bahls comprometeu-se com a população em realizar reuniões e promover orientação sobre o uso racional de água e, no caso dos aquecedores, levar a situação para ser discutida junto à Caixa, à Cohapar e à Prefeitura Municipal.

Cronograma

Ao todo, serão realizadas oito reuniões do Comunidade Sanepar em Londrina ao longo de 2017. No mês de abril, a Sanepar realizará reunião com moradores de Tamarana e, em maio, na região Sul de Londrina.  Cambé deverá receber o programa no mês de junho.

Giovanna Galleli/Asimp

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Reunião Comunidade Sanepar reúne lideranças da região Norte de Londrina - Foto: Carina Paccola e Giovanna Galleli
Vice-prefeito João Mendonça elogia iniciativa que oferece informação e formação para a comunidade - Foto: Carina Paccola e Giovanna Galleli
Moradores e autoridades municipais compareceram da primeira de oito reuniões que serão realizadas em Londrina - Foto: Carina Paccola e Giovanna Galleli

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.