Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Unidade didática Vigiágua oferece sistemas modernos de tratamento de água, de acordo com a legislação federal

Fiscalizar a qualidade da água para consumo humano. Este é o objetivo do programa Vigiágua, uma pactuação das esferas nacional, estadual e municipal para desenvolver ações de vigilância em saúde ambiental. A fiscalização se tornou mais rigorosa desde que os padrões de potabilidade de água foram alterados pela Portaria nº 2914/2011, do Ministério da Saúde.

O Vigiágua dedica-se, também, à análise da água oriunda de poços artesanais e outras fontes em propriedades rurais. A finalidade é fiscalizar toda água que é utilizada para consumo humano, seja este direto ou por meio da utilização da água em processamentos alimentícios.

Segundo dados coletados no meio rural de Londrina em 2015, a maioria dos casos analisados apresentam resultado insatisfatório de potabilidade na captação de água como fontes, minas, poços rasos e poços tubulares profundos. As contaminações se deram por cloro residual livre, turbidez, presença de coliformes fecais e de fluoreto.

Visando melhorar a qualidade de água no meio-rural, o Vigiágua promove a proteção de nascentes por meio da técnica solo-cimento, que não permite que substâncias contaminadoras poluam a fonte, pois é construída uma parede impermeável ao redor da água. Outra técnica promovida é o residual de cloro, um sistema moderno de tratamento que limpa a água contaminada por agentes patogênicos como bactérias e protozoários.

Justino Macedo, responsável pela unidade didática do Vigiágua, na Via Rural, montou um residual de cloro para exposição e explica o funcionamento e a importância desse sistema de tratamento de água. Além disso, há uma fonte protegida pela técnica solo-cimento na entrada da Via Rural.

Ele comenta que a unidade do Vigiágua é procurada, principalmente, por pequenos produtores, que buscam sistemas eficazes, acessíveis e que estejam de acordo com a legislação federal, porque a atualmente a fiscalização pública tem sido rigorosa.

A unidade didática do Vigiágua é uma boa oportunidade para aprender sobre os padrões da potabilidade de água e sobre o funcionamento de residuais de cloro e do solo-cimento nas fontes. O programa é coordenado em Londrina, pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde.

(Texto produzido por alunos do 4º de Jornalismo da UEL, em projeto de Assessoria de Imprensa para a Via Rural, sob a supervisão do professor Reinaldo César Zanardi.)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.