Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Um projeto inédito em Londrina poderá transformar a realidade de jovens de maior vulnerabilidade social que sonham empreender e conquistar um espaço no mercado de trabalho. O Pacto de Cooperação por um Brasil Mais Empreendedor irá oferecer capacitação gratuita a jovens de 16 a 39 anos. A ação, realizada pela ACIL Jovem, Faciap Jovem (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná) e Conaje (Confederação Nacional de Jovens Empresários) consiste inicialmente em um curso de cinco dias, com duração de seis horas cada, no qual os jovens terão a oportunidade de desenvolver, na prática, todo um plano de negócios, além de contar com uma mentoria pós-curso, denominada período de incubação.

O pacto de cooperação engloba a criação de quatro mil turmas em todo o Brasil, resultando em capacitação para mais de 100 mil jovens. Londrina sediará a primeira turma do projeto.

Através do Brasil Mais Empreendedor, espera-se fortalecer as possibilidades de renda e autonomia para a juventude mais afetada pela falta de emprego, educação e exposta à violência.

A primeira turma receberá a capacitação no Clube das Mães Unidas, localizada na Rua Roseiral, 77, no Jardim Interlagos, região Leste da cidade. As inscrições serão realizadas na próxima segunda-feira, 08, às 13h, também no Clube das Mães Unidas. Haverá um processo seletivo no local para o preenchimento de 30 vagas.

Na primeira etapa, o curso disponibilizará dez módulos totalmente presenciais que abrangem desde o planejamento até a execução das ações que serão estabelecidas ao longo da elaboração do plano de negócios. Serão cinco encontros com duração de seis horas cada, em turno vespertino. A capacitação será ministrada pela Besouro – Agência de Fomento Social, do Rio Grande do Sul, através de uma metodologia validada em 11 países do Mundo, mais de 170 municípios e taxa de sucesso superior a 70%. Ou seja, a cada 10 jovens, 7 já abrem seu próprio negócio.

Em uma segunda etapa, os novos empreendedores ingressarão no período de incubação, onde serão acompanhados e instruídos por profissionais específicos ao longo de 90 dias, com ferramentas adequadas a cada realidade para que o aluno não desista do negócio diante dos primeiros obstáculos.

A partir das vivências individuais, o método capacita os participantes a desenvolverem um negócio com zero ou baixo investimento.

“O objetivo dessa cooperação de forças é estimular o empreendedorismo e mostrar à jovens de maior vulnerabilidade social, um meio para que possam gerar a própria renda e tirar sonhos do papel”, explica Marcelo Quelho, presidente da Conaje.

Susan Naime Bortoti/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.