Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O objetivo é tornar a cidade uma referência em desenvolvimento sustentável; iniciativa envolve diversos segmentos da sociedade

A Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Londrina Mais, está iniciando as discussões públicas e intensificando reuniões e tratativas referentes ao processo de arranjo institucional que regulamentará e norteará o gerenciamento das ações. A iniciativa propõe a implantação de estratégias para a construção de um modelo de gestão descentralizada e compartilhada, com a subdivisão da cidade em 300 áreas administrativas e gerenciais, e ampla participação da comunidade. O programa é desenvolvido em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Patrulha das Águas Sustentabilidade.

Para estimular a participação popular, a Prefeitura reforça o convite a instituições, entidades, associações, empresas, escolas públicas e privadas, universidades, conselhos e líderes comunitários a aderirem. A ideia é mobilizar o maior número de agentes para o aperfeiçoamento e normatização do Londrina Mais. “Buscamos aliar o poder público com a sociedade civil em um arranjo institucional que seja mais plural, transparente e democrático possível. Nesse momento, também estamos fazendo reuniões com secretarias e órgãos municipais para alinhar o plano de ação e dar ênfase na divulgação das ações”, disse o ambientalista responsável pelas ações do Patrulha das Águas e articulador do programa, João das Águas.

De acordo com João, a intenção é que até o final do ano todas as sugestões, questionamentos, alterações e apontamentos sejam feitos para que os trabalhos entrem em prática efetivamente a partir de 2019. “A construção de um sistema em rede, incentivando a logística do voluntariado, ajudará nos procedimentos para a readequação e aperfeiçoamento dos serviços públicos. Um dos pontos principais é incentivar os moradores a atuarem de forma alinhada com o Município dentro de uma metodologia que irá favorecer o desenvolvimento por região. Haverá gerências com planos, fundos e comitês que permitirão a implantação de projetos como o ‘Professor de Cidades’, por exemplo. Outros municípios também atuarão em conjunto nesse processo. Convidamos todos para participar”, frisou.

A Sala Londrina Mais, localizada no primeiro piso da sede da Prefeitura, está aberta para receber a população diariamente no horário de funcionamento do prédio. Mais informações podem ser acessadas no portal www.londrina.pr.gov.br/londrinamais (ou acessar banner Cidade Mais). Outros contatos são o telefone (43) 3372-4370, que também funciona como WhatsApp, e o e-mail londrinamais@londrina.pr.gov.br

O Londrina Mais integra o Programa Internacional Cidade Mais, gerenciado pela Patrulha das Águas, que é a mais antiga entidade de defesa ambiental da cidade, atuando desde 1991. O projeto é elaborado com foco no desenvolvimento sustentável em Londrina, trazendo à tona conceitos de cidade educadora, economia colaborativa e compartilhada, gestão pelas águas, educação para cidadania plena e descentralização administrativa com participação comunitária. Dessa forma, o programa visa uma tranformação socioambiental, gerencial e educacional.

O Cidade Educadora é a base do programa que tem como um dos pilares o projeto “Professor de Cidades”, por meio do qual serão feitas capacitações de pessoas com influência em seus bairros e regiões para transmitir conhecimentos e estimular a comunidade, que será orientada sobre como pode ajudar. Isso contribuirá para o desenvolvimento econômico e aumento da qualidade de vida, colocando Londrina como protagonista. A intenção é que cada área tenha um plano com dados sobre número de moradores, arborização, asfalto, bueiros, valores de IPTU, entre outros aspectos.

Sobre o Programa

O objetivo central é transformar Londrina em um município de referência em gestão compartilhada, preocupado com o desenvolvimento sustentável; com gestores públicos mais ativos e transparentes; com políticas públicas transformadoras; com o aumento na arrecadação e na geração de trabalho, emprego e renda locais; com a superação do improviso na gestão pública e o aproveitamento e potencialização do capital humano existente na cidade, tornando a gestão mais participativa, includente, solidária, inovadora, inteligente, integrada e sustentável.

Para criar o programa, os fomentadores da ideia se basearam em pesquisas acadêmicas, experiências de outros municípios e programas nacionais e internacionais de sucesso no desenvolvimento de cidades com gestão compartilhada, como o Cidades Educadoras, Cidades Sustentáveis, Cidades Empreendedoras e o Cidade Mais.

Renan Oliveira/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.