Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ideia é promover o desenvolvimento de pequenas atividades que não causam barulho, problemas no trânsito ou qualquer tipo de poluição

O prefeito Marcelo Belinati assinou, ontem, 27, em seu gabinete, o decreto nº 35/2020 que institui o Programa Municipal de Desenvolvimento da Produção Artesanal e Micro Industrial e disciplina a classificação e licenciamento destas atividades no município. O decreto prevê benefícios aos microempreendedores artesanais, que agora podem fabricar produtos e vendê-los em zonas onde apenas atividades comerciais eram permitidas.

Antes do decreto estes produtores poderiam fabricar suas manufaturas apenas em zonas industriais, o que tornava sua legalização inviável, já que estavam longe do público consumidor e em sua maioria distantes dos aglomerados urbanos. “O microempresário gera um grande volume de empregos, por isso temos trabalhado na desburocratização, desde o início da nossa gestão, para gerar desenvolvimento, renda e empregos para a cidade. Esta categoria terá sempre o apoio da prefeitura, na nossa administração”, enfatizou o prefeito Marcelo Belinati.

O prefeito contou ainda que, além da desburocratização, a prefeitura tem investido em outras duas frentes: industrialização e turismo de negócios. “Londrina avançou muito em todas estas áreas, recebeu a categoria máxima (selo A) do Mapa do Turismo Brasileiro, que identifica o desempenho da economia no setor, está recebendo grandes eventos esportivos, que atraem milhares de pessoas para a cidade, e grandes indústrias estão se instalando no município, como a Tata Consultancy Services (TCS), que já gera 1 mil empregos diretos e pretende mais 3 mil, o centro de distribuição do Magazine Luiza, e a J.Macedo, que em breve vai iniciar a construção de um complexo industrial de 380 mil metros quadrados, com expectativa de criar 6 mil empregos. Também iniciaremos o processo licitatório da Cidade Industrial, que já conta com o interesse de 90 indústrias, entre outros avanços”, disse.

Para o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL), Bruno Ubiratan, este é um passo importante para a cidade de Londrina e representa uma grande conquista para as microempresas. “Os microempreendedores de cerveja, por exemplo, não poderiam produzir seu chopp artesanal, pois seus estabelecimentos eram considerados como grandes fábricas de cerveja. A partir de agora vamos permitir que os brewpubs [que produzem e vendem sua própria bebida] possam produzir, fomentar e desenvolver seu negócio. É mais uma forma de arrecadação para o município”, explicou.

Representando os produtores artesanais e microindustriais de Londrina, Bruna de Almeida, do Núcleo Cervejaria Pés Vermelhos, afirmou que a assinatura deste decreto representa uma grande celebração para o mercado cervejeiro de Londrina. “Após anos de muita luta, enfim alcançamos este resultado. Com a aprovação deste decreto, o mercado cervejeiro de Londrina vai poder contribuir muito na geração de empregos e renda, pois uma microindústria pode empregar muitas pessoas. Além disso, estas empresas poderão expandir os seus negócios”, apontou.

Requisitos – Para ser catalogado como uma microindústria artesanal, o estabelecimento deve ser destinado a produções em pequena escala, por meios predominantemente manuais e pelo uso de equipamentos simples e de pequenas dimensões. As atividades executadas pelas microindústrias podem ser fabricação de roupas, artigos ou vestuários e congêneres; fabricação de produtos alimentícios, incluindo alimentos para pets; e fabricação de sucos e bebidas (brewpubs). Considera-se brewpubs o estabelecimento destinado à produção de cerveja artesanal limitada até 20 litros mensais, com comercialização e consumo de bebidas exclusivamente no próprio local.

O requerimento de alvará de funcionamento deverá passar pela Diretoria de Ciência e Tecnologia da CODEL, que atestará a produção artesanal, por meio de um relatório, contendo, no mínimo, o maquinário utilizado, o porte do empreendimento, a capacidade de estoque e armazenamento e fluxograma produtivo.

O decreto também prevê a proibição de maquinaria industrial e armazenagem de médio e grande porte no local, além de geração de ruídos, exalações, trepidações incômodas e tráfego. Caso haja alguma alteração nas condições de operação da microindústria, por meio de novos equipamentos ou técnicas de produção que descaracterizem o caráter artesanal da fabricação, o estabelecimento deverá providenciar a devida alteração do alvará, atendendo as condições de licenciamento da atividade industrial.

Entre os presentes na solenidade, estiveram o vice-prefeito João Mendonça; o assessor jurídico da CODEL, Rogério Kodani; os vereadores Jairo Tamura e Roque Neto; representando a vereadora Daniele Ziober, Gabriela Fontoura; a chefe do Escritório Regional de Londrina da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Estado do Paraná, Deise Tokano; a coordenadora do Programa Empreender da ACIL, Valéria Furlan Sitta; a presidente da ABRASEL, Fernanda Yumi; o vice-presidente da FIEP, Marcus Von Borstel.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.