Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Vídeos disponibilizados pelo Programa VIDA podem ser vistos gratuitamente via YouTube; seleção está na página Educação em Tempos de Covid-19

Ter um olhar de afeto, de acolhimento e buscar o bem-estar das crianças, principalmente neste período em que a contemporaneidade atravessa uma de suas fases mais difíceis, é um desafio. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação (SME), através do Programa VIDA, tem divulgado diversos vídeos para tentar ajudar os educadores, pais, responsáveis e as crianças da rede municipal.

Na página “Educação em Tempos de Covid-19”, a população encontra as dicas, orientações e estratégias para auxiliar as crianças, pais, professores e interessados a aprenderem a lidar com a nova realidade. A ação pode ser acessada clicando-se aqui. Por meio do VIDA, as responsáveis por projetos pedagógicos e eventos da SME, Carla Cordeiro e Andrea Militão, e a gerente de Formação Continuada da SME, Viviane Barbosa Perez, abrem espaço para psicólogos, como Euclides Lunardelli Filho e Paulo Henrique Moratelli, e o doutor em História Social, Leandro Karnal, conversarem com os educadores e com os pais das crianças.

Eles trazem orientações aos pais sobre como organizar a rotina com a criança em casa; as estratégias para ajudar crianças com necessidades especiais durante as atividades remotas; a importância de se conversar sobre o uso de aparelhos eletrônicos e a influência dos mesmos sobre as habilidades de aprendizagem cognitiva; e como manter a saúde mental durante esse período de incertezas, medos, frustrações e ansiedade.

Já para os professores há dicas sobre como lidar com os sentimentos e emoções, muitas vezes, negativos frente às mudanças trazidas pelas atividades à distância e isolamento social; assim como técnicas de respiração e de diálogos transformativos por meio da Justiça Restaurativa. “Nossa intenção é buscar aumentar cada vez mais a humanização na educação. Para isso, trabalhamos com três públicos distintos, que são os alunos, educadores e a comunidade usando quatro fundamentos: os valores, a inclusão, o desenvolvimento humano e a afetividade. Muitos pais, que não são da rede municipal de ensino, pedem para encaminharmos esses vídeos. Eles vêem a importância de trabalhar isso com as crianças, principalmente agora que estamos enfrentando uma pandemia”, explicou uma das responsável pelas ações do programa, Carla Cordeiro.

Além de psicólogos renomados, o programa utiliza também o conhecimento intelectual dos próprios servidores municipais. Isso porque, fazem parte a psicopedagoga Jaqueline Tamara Bonifácio e a mestre em Educação e especialista em Metodologia da Ação Docente, Psicopedagogia Institucional, Administração, Supervisão e Orientação Educacional e Neuropedagogia em Educação, Viviane Barbosa Perez.

Sobre o programa

O Programa VIDA surgiu no início deste ano letivo, quando realizou mais de 25 círculos de diálogo com as crianças, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), professores e funcionários da educação. Devido à pandemia, suas ações que antes eram presenciais, passaram a ser a distância, por meio dos vídeos mencionados acima e pelos materiais encaminhados as unidades escolares.

A intenção é ensinar que existem várias maneiras de se solucionar um conflito sem a utilização de violência (seja ela física, psicológica ou moral). Por isso, os participantes são estimulados a conversarem sobre o que os aborrecem, fatos ou falas que levaram a desentendimento, uma ofensa, briga ou outro tipo de conflito.

Através dos círculos de diálogo, os organizadores utilizam os princípios da Justiça Restaurativa, do Programa Amor Exigente e da pedagogia social. Com isso, todos aprendem na prática a conversarem sobre o que os incomoda e acabam, consequentemente, escutando o que o outro tem a dizer e o que ele sente. Com essa vivência desenvolvem-se a afetividade, a empatia, a humanidade e o respeito pelo próximo e mostram que uma solução autocompositiva é capaz de reatar o respeito pelas partes envolvidas.

Como funciona

Em um primeiro momento, os participantes repensam seus sentimentos e percepções individuais e, na sequência, são levados a refletir sobre seu comportamento diante do próximo, do local onde estão inseridos, de sua comunidade e de sua família. Nos círculos de diálogo trabalham-se questões espinhosas, como o mau humor, a agressividade, o bullying, o desrespeito, as intimidações, entre outros assuntos que fazem parte da realidade dos participantes e que se pretendem superar.

No caso dos professores, desde o início da pandemia, a Secretaria de Educação tem trabalhado a questão da importância de se cuidar da saúde mental em tempos de incertezas, angustias e mudanças abruptas. Já com as crianças estão sendo abordadas as questões referentes à família e sua construção, visto que agora elas passam mais tempo em casa com seus pais e familiares. Pontos como o entendimento das emoções, o desenvolvimento da afetividade, da gratidão, da positividade diante dos fatos estão sendo essenciais para a manutenção do convívio harmônico e saudável na rotina de casa, seja para as crianças ou para os adultos.

Ajuda

Além desse espaço, a Secretaria de Educação está ajudando a divulgar o canal de apoio psicológico aos servidores municipais. Aqueles que precisarem podem recorrer ao 0800-400-1234. Neste telefone, o servidor encontrará oito psicólogos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e duas profissionais residentes que ajudarão através da escuta acolhedora. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.