Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Acolher pessoas quer perderam familiares ou amigos para Covid e contribuir para diminuir o sofrimento, com apoio psicológico, orientações e estímulo na superação da dor. É o projeto “Lutando pela vida”, oferecido gratuitamente à comunidade por três alunos do 5º ano de Psicologia da UniFil, com supervisão de professores e profissionais.

 “O luto pelo familiar ou alguém próximo é ainda mais dolorido e difícil sem a despedida. A pandemia, o distanciamento social, as regras de isolamento frente a um possível contágio e o estigma de quem está com sintomas, afetam ainda mais a saúde mental. A Psicologia pode ajudar com a escuta, para as pessoas exteriorizarem sentimentos de dor, angústia e outros que muitas vezes ficam represados e fazem o indivíduo sofrer muito mais”, argumentam Isabela Cardoso, Lucas Dieguez e Léia Batista.

Eles vão iniciar o primeiro grupo na próxima quinta-feira (dia 25), com atendimento online de uma hora e meia. O projeto prevê encontros em seis semanas, sempre das 19 às 20h30, com adultos. “O desabafo, as trocas de experiências e os momentos de reflexão são importantes neste momento. Não se trata de terapia, mas acolhimento humanizado e fortalecimento individual com a utilização de técnicas de psicoeducação”, explica a professora doutora Patrícia Lessa, coordenadora de Psicologia da UniFil e orientadora da iniciativa.

Como estagiários do projeto em Saúde Comportamental, os alunos também poderão analisar as diferentes reações psicológicas das pessoas diante do luto. “Queremos ajudar com ombro amigo e embasamento da Psicologia, colaborando na recuperação de ânimo e forças para a sequência da vida”, dizem os estudantes. Os participantes também vão receber informações sobre outros temas que podem melhorar na reabilitação de curados de Covid, como nutrição, fisioterapia e outras áreas de saúde

As sessões serão realizadas pelo aplicativo google meet. Mais informações e inscrições (43) 99989-3434 (whatsapp) ou isacardososouza@hotmail.com.

Asimp/UniFil

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios