Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Além dos conhecimentos acerca dos maus-tratos aos animais, professores falarão sobre a preservação de rios e a importância deles aos municípios

Para marcar as comemorações em prol do Dia do Rio, celebrado em 24 de novembro, o projeto Ecocidadão nas Escolas realizará diversas atividades a partir da próxima semana. A primeira delas será na segunda-feira (12), das 14h às 15h30, no CEEBJA Herbert de Souza, que fica na Travessa Iguaçu, 40, na Vila Nova.

A turma de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) vespertino com 60 alunos receberá os professores e ministrantes da Gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA), Adriana Rodrigues Barra Rosa Ferreira e Jorge Akira Oyama. Juntos eles abordarão a questão dos maus-tratos aos animais e a importância dos cuidados em prol da preservação das águas de rios e lagos.

Maltratar os animais é crime, segundo a legislação brasileira, assim como ter atos de descuido, tráfico e ou acumulação dos bichos. A lei federal nº 9.605/98 e o Decreto nº 6.514/08 tratam deste assunto deixando claro que praticar ato de abuso, maltratar, ferir ou mutilar os bichos silvestres ou domésticos é crime federal. Aquele que for pego praticando uma dessas atitudes pode pegar uma pena de 3 meses a 1 ano de prisão acrescida de multa. A multa por estas práticas criminosas variam de R$ 500 a R$ 3 mil por pessoa. Quem presenciar cenas de maus-tratos pode denunciar pelo 153 ou diretamente na Sema, pelo (43) 3372-4770, de segunda a sexta, das 12h às 18h.

Além de falar sobre os maus-tratos aos bichos, o biólogo da Sema e professor mostrará fotografias dos rios que banham cada bairro de Londrina e abordará questões, como a importância deles para a vida nos mais variados ecossistemas, a vegetação do entorno dos mesmos, o processo de erosão do solo, as áreas de proteção ambiental e a poluição devido ao forte crescimento de centros urbanos.

Segundo a diretora-auxiliar do CEEBJA Herbert de Souza, Maristela Senegalia, durante o primeiro semestre deste ano, os alunos da EJA vespertino e noturno receberam a palestra sobre queimadas e agora conhecerão mais sobre a nova temática do projeto. “Tivemos uma boa receptividade por parte dos alunos, que receberam o projeto sobre queimadas com muita consciência, fizeram a relação com as vivências do dia a dia e puderam pensar na mudança de hábitos. Agora, da mesma forma, esperamos que a palestra sobre os maus-tratos aos animais e a importância dos rios seja bem-vinda e que eles possam repensar a forma como estão agindo e numa nova forma de ver o mundo e somar com ele”.

Além dessa unidade outras cinco de Londrina receberão esta atividade diferenciada. São elas: Escola Municipal Aristeu dos Santos Ribas, Professora Mari Carrera Bueno, Noêmia Alaver Garcia Malanga, Professor Bento Munhoz da Rocha Netto e o Centro de Convivência da Pessoa Idosa da Região Leste (CCI Leste).

Cronograma de atividades

Dia 12/11, às 14 horas, no CEEBJA Herbert de Souza, que fica na Travessa Iguaçu, 40, na Vila Nova.
Dia 13/11, às 14 horas, Escola Municipal Aristeu dos Santos Ribas, na Rua Abílio Justiniano de Queiroz, 835.
Dia 20/11, às 14 horas, Escola Municipal Professora Mari Carrera Bueno, localizada na Rua José Boralli, 325, no Jardim Santa Rita.
Dia 21/11, às 14 horas, Escola Municipal Noêmia Alaver Garcia Malanga, situada à Rua Ginástica Olímpica, 341, no Jardim Olímpico.
Dia 27/11, às 14 horas, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa da Região Leste (CCI Leste), Rua Gabriel Matokanovic, 260, no Jardim da Luz.
Dia 28/11, às 14 horas, na Escola Municipal Professor Bento Munhoz da Rocha Netto, localizada na Rua Santos, 235, no Distrito de Lerroville

Ana Paula Hedler/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.