Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) participará, hoje (21), do V Prêmio Gestor Público Paraná (PGP/PR), organizado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP). A cerimônia de premiação começará às 18 horas, na sede da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em Curitiba.

A Acesf é responsável pelo projeto Londrina Mais Flores, que será premiado durante o evento. Implantado no início deste ano, o projeto busca dar um destino adequado aos vasos que são levados aos cemitérios e que antes eram descartados em lixões quando as flores começavam a murchar.

De acordo com o superintendente do órgão, Douglas Pereira (Tio Douglas), os cemitérios recebem cerca de mil coroas de flores por mês, e 200 mil vasos por ano. “A ideia para o projeto surgiu quando vi aquela grande quantidade de vasos recolhidos estocados em um depósito, e descobri que todo aquele material seguiria para o lixão, material que poderia ser reaproveitado de forma melhor através de uma política reversa”, contou.

Como funciona - Todo mês, a Acesf doa cerca de 6 mil vasos para o curso de Agronomia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde os estudantes podem estudar e aproveitar o substrato. A parceria com a instituição possibilitou, ainda, o plantio de 200 orquídeas no Cemitério Jardim da Saudade e 100 flores perenes no Cemitério São Pedro.

O Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) também recebe cerca de 4 mil vasos para estudos, e outros 15 mil são destinados à rede municipal de escolas, nas quais os alunos podem customizar e repaginar o material, revertendo-o depois em dinheiro para a instituição.  

O projeto busca trabalhar a inclusão social através de parceria com o Patronato Penitenciário de Londrina, permitindo que detentos trabalhem na separação dos vasos nos cemitérios, reduzindo, assim, sua pena através da prestação de serviço comunitário. Em épocas de grande movimento nos cemitérios e, consequentemente, maior número de vasos, como Finados e Dia das Mães, a Acesf conta também com o apoio do Tiro de Guerra no recolhimento do material.

O superintendente comemorou a premiação, ressaltando que o projeto pode abrir possibilidades de inclusão social também para famílias de baixa renda e da área rural, além de mostrar para grandes empresas e cooperativas a necessidade em se investir na preservação ambiental. “A ação nos incentiva a dar o devido valor ao meio ambiente, através de pequenas soluções que trazem resultados positivos para a sociedade. Além de transformar a aparência dos cemitérios, esse projeto traz avanços ambientais significativos para Londrina,”, destacou.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.