Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

11 crianças morreram de forma violenta esse ano no Paraná! A maioria desses casos foi no norte do estado! De acordo com o Núcleo de Combate aos Cibercrimes (Nuciber), mais de 500 denúncias de abuso sexual e aliciamento de crianças pela internet estão sob investigação da Polícia Civil do Estado do Paraná. E a prevenção é a principal ferramenta de combate aos crimes sexuais praticados contra crianças: é o que afirmam especialistas. Ações preventivas que envolvam o poder público, sociedade civil organizada, comunidade escolar e os próprios pais das crianças são fundamentais para o enfrentamento deste tipo de crime. Com o objetivo de unir essas forças será lançado, em Londrina, o “PROJETO PARANÁ CONSCIENTE”.

O 1º SEMINÁRIO INTERATIVO PARANÁ CONSCIENTE será realizado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no dia 07 de novembro (quinta-feira), a partir das 8h30. Foi confirmada a participação de promotores, juízes, delegados, representantes de secretarias de estado, conselhos tutelares, do idoso, de psicologia, OAB e universidades que vão debater a Violência Contra Crianças e Idosos.

A organização é da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), presidida pelo deputado estadual Cobra Repórter (PSD). “Estamos propondo essa parceria objetivando ações conjuntas entre Polícia Civil, o Ministério Público do Estado e a Criai. Entendemos que a união de nossas instituições para organização e promoção conjunta de palestras, cursos, seminários e debates nas mais diversas áreas, é uma ferramenta muito eficaz para a conscientização da população contra, por exemplo, a violência sofrida pelos vulneráveis em questão”, explicou o deputado Cobra Repórter.

O “PROJETO PARANÁ CONSCIENTE” pretende alcançar alunos das escolas públicas e privadas, professores, associação de pais e mestres, conselheiros tutelares, universidades... com foco, inicialmente, na redução dos índices de violência, evasão escolar, desestruturação da família e seus efeitos, desintoxicação pelo uso imoderado de tecnologias.

A cidade foi escolhida para sediar o 1º SEMINÁRIO INTERATIVO PARANÁ CONSCIENTE em virtude do número elevado de ocorrências envolvendo a morte de crianças e idosos na região nos últimos meses. “Se comparar o primeiro semestre do ano passado com o desse ano, aumentou em cerca de 20% os crimes contra crianças e adolescentes. A maioria é de natureza sexual. Diante desse cenário, precisamos pensar estratégias em conjunto para prevenir esse tipo de crime”, disse a delegada do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes de Londrina (Nucria), Lívia Pini, que será uma das palestrantes do evento.

Meire Bicudo/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.