Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Encontro será na segunda-feira (25), às 19 horas, na sala de sessões da Câmara. Proposta nasceu de debate realizado no Legislativo em maio deste ano

A Comissão de Política e Urbana e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Londrina coordenará na próxima segunda-feira (25), a partir das 19 horas, audiência pública para ouvir a opinião da população sobre o projeto de lei (PL) nº 90/2019. De autoria do Executivo, o PL altera o artigo 130 do Código Ambiental do Município (lei municipal nº 11.471/2012), que transformou o Bosque Marechal Cândido Rondon (Bosque Central) em Área de Preservação Permanente (APP). Com a mudança, o espaço passa a ser considerado praça pública. A audiência será na sala de sessões do Legislativo, com transmissão ao vivo no site da Câmara e pelo canal do Legislativo no Youtube.

O projeto de lei nº 90/2019 foi elaborado por sugestão de munícipes que participaram, em maio, de audiência pública na Câmara para debater problemas e formas de revitalização da região central de Londrina. Na oportunidade, representantes da sociedade civil chamaram a atenção para o fato de que a vegetação densa do bosque atrai pombos, impede a dissipação do mau cheiro provocado pelas fezes dos pássaros e dificulta a visibilidade, causando insegurança a quem passa pela região. “Na época em que o bosque foi classificado como área de preservação [por meio da lei municipal nº11. 471/2012], isso ocorreu porque um grupo queria abrir uma passagem de carros pelo local. Agora, para fazer as modificações necessárias na área, é preciso que esse projeto seja aprovado”, explica o vereador Pastor Gerson Araújo (PSDB), que preside a Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente, acompanhado no grupo por Junior Santos Rosa (PSD) e Amauri Cardoso (PSDB). 

Na justificativa do projeto de lei nº 90/2019, o Executivo afirma que a lei municipal que transformou o bosque em APP desvirtuou o Código Florestal (lei federal nº 12.651/2012), uma vez que o espaço não atende a nenhuma das características necessárias para a declaração da área como de preservação. Embora classifique o bosque como praça pública, o PL nº 90/2019 proíbe a abertura de ruas atravessando o local. Também autoriza a permanecerem no bosque a academia ao ar livre, a quadra poliesportiva e as mesas de xadrez e pingue-pongue.

Memória

Mesmo favorável à mudança prevista no projeto, o vereador Pastor Gerson Araújo ressalta que será preciso discutir mecanismos para garantir que o bosque mantenha parte de suas características. “O local tem de continuar sendo uma área aprazível, com muitas árvores”, afirma. Em manifestação escrita encaminhada à Câmara e anexada à tramitação do projeto, o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural sugeriu que o bosque seja enquadrado como Jardim Bosque. O objetivo é recuperar a memória do local, já que na Planta Azul, um dos primeiros mapas da cidade de Londrina, o espaço é mencionado dessa maneira.

Tramitação

Protocolado em junho pelo Executivo, o PL recebeu manifestação favorável da Comissão de Justiça, Legislação e Redação da Câmara. Posteriormente, foi encaminhado para análise das comissões de Educação, Cultura e Desporto; Política Urbana e Meio Ambiente; e de Segurança Pública. Em parecer prévio conjunto, as três comissões temáticas solicitaram o envio da proposta a uma série de órgãos públicos e entidades: Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), Conselho Municipal do Meio Ambiente (Consemma), Instituto Ambiental do Paraná (IAP); Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul); Conselho Municipal da Cidade (CMC), Departamento de Biologia Animal e Vegetal do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e ONG MAE. Todas essas instituições foram convidadas a participar da audiência pública. Durante o encontro, será possível apresentar sugestões por escrito ao projeto de lei. As propostas serão analisadas posteriormente pelos vereadores.

Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.