Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Iniciativa impactará positivamente o comércio e a qualidade de vida da região, melhorando a segurança, mobilidade urbana, conectividade e iluminação

Foi assinado, ontem (21), o Acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Londrina, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI) para a implantação do projeto Rua Inteligente. Pioneira no Brasil, a iniciativa foi articulada pela deputada federal Luísa Canziani e prevê a modernização da rua Sergipe, no Centro Histórico de Londrina, através de diversas inovações tecnológicas.

Entre as melhorias recebidas pela via, estarão a implantação de semáforos inteligentes, com o objetivo de otimizar o fluxo de trânsito; e a instalação de cinco luminárias inteligentes, dotadas de tecnologia de dimerização, que permite o controle da intensidade da iluminação.

O projeto prevê também a colocação de câmeras com capacidade de reconhecimento facial e de placas de veículos, para oferecer mais segurança a comerciantes e consumidores; a implementação de um software do tipo muralha digital que, integrado a um Centro de Controle de Operações, servirá para o monitoramento e vigilância da região; e a disponibilização de rede de wi-fi aberta, incluindo testes com a tecnologia 5G, que propiciará mais velocidade e conectividade para os frequentadores e empresas localizadas na área.

Coordenada pela ABDI, a iniciativa faz parte do Projeto Cidades Inteligentes, que também inclui os municípios de Petrolina (PE) e Foz do Iguaçu (PR).  Para executar as ações do Rua Inteligente, o órgão realizará um investimento de R$ 3,4 milhões. Esse valor será acrescido de mais R$ 1 milhão para a capacitação das empresas e lojas sediadas na Rua Sergipe para o uso de novas tecnologias.

O projeto, cuja implantação está prevista para começar em até 90 dias, terá duração de três anos. Também fazem parte da ação o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL); a Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD); a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU); a Sercomtel Iluminação; a Secretaria Municipal de Governo; a Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL); e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Para o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, trata-se de um projeto inovador que coloca Londrina como modelo nacional na área de tecnologia e inovação, contribuindo para melhorar a qualidade de vida da população e aquecer o comércio local. “Mais de 200 lojas estão localizadas na rua Sergipe e esses comerciantes, que em sua grande maioria são de Londrina, geram emprego e renda para a cidade. Agora, eles, assim como os consumidores, terão à sua disposição mais segurança, um trânsito mais ágil e soluções tecnológicas para facilitar as vendas e a comunicação. É um projeto muito importante, que vem somar à revitalização que fizemos na Sergipe na administração passada, e que vai ser usado, no futuro, como base para outras ações de modernização”, disse.

O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet, expressou a satisfação do órgão por poder implementar essa iniciativa em Londrina. Destacou, também, o papel do Executivo Municipal e da deputada federal Luísa Canziani para a concretização das ações. “Essa articulação foi fundamental para a viabilização desse projeto pioneiro, que vai trazer avanços significativos para o município. Entre outras inovações, Londrina será a primeira cidade do Brasil a ter uma rua dotada da tecnologia 5G, que trará muitas possibilidades, como o uso da realidade aumentada”, explicou.

De acordo com o diretor de Inovação e Negócios do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Rodrigo Régis, o foco principal das inovações é a melhoria da qualidade de vida dos londrinenses. “A inteligência artificial oferece muitas potencialidades, permitindo mapear os hábitos dos clientes através de algoritmos, oferecer mais segurança para as pessoas e trazer mais eficiência ao comércio. Em Londrina, o grande diferencial é que as instituições da cidade se uniram com foco em melhorar a qualidade de vida das pessoas – que são o maior ativo de qualquer cidade”, afirmou.

Para o diretor-presidente da CODEL, Bruno Ubiratan, o projeto Rua Inteligente fortalece a vocação da cidade como polo tecnológico. “Londrina é uma cidade nova, com grande potencial para a inovação e a modernidade. Nos últimos anos, conquistamos avanços muito importantes como a instalação de grandes empresas, a construção do Tecnocentro e a implantação do ecossistema de inovação. Essa iniciativa vem se somar a essas conquistas, e vai contribuir para o nosso desenvolvimento social, econômico e tecnológico”, pontuou.

O presidente da Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD), Luciano Kühl, exprimiu a satisfação do órgão – que cederá o espaço destinado ao Centro de Controle de Operações – em participar da iniciativa. “Transformar Londrina é o foco do nosso trabalho. Nesse projeto em particular, estaremos na linha de frente das ações mais importantes, no que diz respeito às intervenções tecnológicas necessárias para a sua concretização”, frisou.

Autoridades presentes

Também participaram da reunião o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça; os secretários municipais de Governo, Alex Canziani; e de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada; o diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Roberto Moreira; o gerente da regional norte do Sebrae, Fabrício Bianchi; o diretor-comercial da Acil, Ângelo Pamplona; o assessor especial da ABDI, Tiago Faierstein; e o vereador Ailton Nantes.

Dayane Albuquerque e Ulisses Sawczuk/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.