Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Crianças e adultos aprendem mais sobre os temas ambientais através de atividades lúdico-educativas; interessados em agendar um horário podem escrever para educacao.ambiental@londrina.pr.gov.br ou ligar para 3372-4769

Nesta terça-feira (16), às 19h, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do período noturno, vão participar do Projeto Ecocidadão nas Escolas, na sede da Escola Municipal Joaquim Vicente de Castro, que fica na Avenida Presidente Abraham Lincoln, 70, no Conjunto Anibal Siqueira Cabral.

Cerca de 30 alunos terão acesso ao projeto que visa contribuir com o trabalho formal, já executado pelas unidades escolares. São promovidas discussões sobre as questões ambientais que possibilitam ao aluno refletir de forma crítica sobre os fatos relacionados à existência do homem e sua relação com a natureza e, dessa maneira, contribuir para mudanças de comportamento e atitudes. A ministrante da ação é a professora da Secretaria Municipal de Educação (SME), Adriana Rodrigues Barra Rosa Ferreira.

Neste semestre, os estudantes estão aprendendo mais sobre como combater os maus-tratos aos animais, o que, segundo a legislação, é considerado crime, descuido, tráfico e ou acumulação dos bichos. Em encontros anteriores, a Gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) já debateu também sobre os perigos das queimadas. De 2017, quando iniciou o projeto, até o momento já foram realizados encontros para 822 estudantes da rede municipal de ensino e da Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Além desses alunos mencionados, o projeto vai à Escola Municipal Pedro Vergara Corrêa, na quarta-feira (17), para apresentar o assuntos aos 30 estudantes da EJA. A unidade escolar fica na Rua Antônia Martins de Oliveira, 30, no Conjunto Mister Thomas.

Biblioteca Móvel Ambiental

Na próxima semana, os estudantes da Escola Municipal Pedro Vergara Corrêa também poderão desfrutar dos materiais educativos disponíveis no Projeto Biblioteca Móvel. Serão duas turmas, sendo uma do primeiro ano com 26 alunos e outra do segundo ano com 30 estudantes, que participarão das atividades na terça-feira (16).

No dia seguinte, na quarta-feira (17), 30 alunos da Escola Municipal Jonh Kenedy, localizada na Rua Pernambuco, 237, no Distrito de Guaravera, também receberão o ônibus educativo. Os estudantes estão matriculados no 1º e no 2º anos.

Na quinta-feira (18), será a vez da Escola Municipal Corina Mantovan Okano, situada no Distrito de Maravilha (zona rural) receber o projeto. Turmas do 1º ao 5º ano poderão aprender mais sobre as questões do meio ambiente, enquanto o ônibus da Biblioteca Móvel estiver em frente à unidade escolar, que está situada à Rua Ivaí, 170.

Para fechar as atividades da semana, 20 alunos do 1º ano da Escola Municipal Geni Ferreira e outros 30 do 2º ano da mesma unidade escolar também participarão na sexta-feira (19). A unidade escolar fica na Rua Benjamin Constant, 8, no Centro. Em todos os dias, caso chova, o atendimento será adiado segundo a disponibilidade da escola e do projeto.

O Biblioteca Móvel também faz parte do programa de Educação Ambiental, cujo objetivo é promover o acesso às leituras ambientais, estimular as crianças, jovens e adultos a buscarem informações sobre o meio socioambiental, para completar e auxiliar o processo educativo dos pequenos.

A unidade móvel é um ônibus comum que foi inteiramente equipado com livros, gibis, revistas e vídeos de diversos temas ambientais. Ele promove o acesso à leitura e ao conhecimento de forma lúdica. Assim, o ônibus vai até a escola municipal que o chamar. Os interessados em agendar um horário podem fazê-lo pelo e-mail educacao.ambiental@londrina.pr.gov.br ou ligando para (43) 3372-4769. Desde 2012, quando surgiu o projeto, até agora, ele conseguiu atender 32.541 pessoas em Londrina.

Ana Paula Hedler/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.