Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nesta segunda (26) a Comissão de Justiça coordena duas audiências públicas sobre projetos que visam facilitar a instalação de indústrias na zona Norte

A Comissão de Justiça, Legislação e Redação da Câmara Municipal de Londrina coordena nesta segunda-feira (26) duas audiências públicas para debater projetos de lei do Executivo que alteram a Lei de Uso e Ocupação do Solo (lei nº 12.236/2015) com o objetivo de estimular empreendimentos industriais no município. Às 18 horas será discutido o projeto nº 167/2018, que cria a Zona Especial da Bacia do Ribeirão Jacutinga (ZERJ), permitindo novas atividades na região. Na sequência, às 20 horas, terá início o debate sobre o projeto nº 169/2018, que restringe a classificação dos estabelecimentos industriais ao tipo de atividade desenvolvida, excluindo o atual critério de porte da empresa. Coordenadas pela Comissão de Justiça, Legislação e Redação, as audiências públicas serão realizadas na sala de sessões do Legislativo, com transmissão online pelo site www.cml.pr.gov.br.

De acordo com justificativa apresentada pelo Executivo, a criação da Zona Especial da Bacia do Ribeirão Jacutinga é necessária para permitir a implantação do Condomínio Industrial e Empresarial de Londrina (Cindel), loteamento em sistema de condomínio fechado que irá substituir o antigo projeto denominado Cidade Industrial de Londrina (Cilon) em área de 170.201,58 metros quadrados que tem como um dos limites a Avenida Saul Elkind , na zona Norte da cidade.

O autor informa que a proposta anterior não atendia aos segmentos econômicos de maior vocação para a Política Municipal de Desenvolvimento Industrial de Londrina, nem tampouco as restrições ambientais das condições geofísicas do terreno, localizado em bacia de manancial de abastecimento público. O projeto em discussão cria um zoneamento especial para a região e, segundo o diretor-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), Roberto Alves Lima Junior, a proposta está de acordo com a legislação estadual (lei nº 8.935/1989, que determina os requisitos mínimos para as águas provenientes de bacias e mananciais destinadas a abastecimento público), sendo ainda compatível com as diretrizes do Plano Diretor do Município.

“Além de corrigir os usos permitidos na região, o projeto prevê a construção de um condomínio protegido por muros, que é mais uma medida de controle e de segurança”, defende o presidente do Ippul, um dos órgãos responsáveis pela elaboração do projeto. A proposta proíbe a instalação de indústrias que utilizem metais pesados tóxicos em seu processo produtivo, como chumbo, mercúrio, cromo e manganês, entre outros.

Classificação por risco

Já o projeto de lei nº 169/2018, que será debatido na audiência pública programada para as 20 horas também desta segunda-feira, altera os critérios de classificação das indústrias, considerando apenas o tipo de atividade, por ordem decrescente de restrição, nas categorias Indústria A (IND-A), Indústria B (IND-B), Indústria C (IND-C) e Indústria D (IND-D). A proposta revoga o artigo 116 da Lei de Uso e Ocupação do Solo, que classifica as indústrias conforme a área construída. “Percebemos, após análise da Comissão de Desburocratização (Comissão Permanente de Revisão e Desburocratização de Processos e Procedimentos Administrativos do Município de Londrina, instituída no início de 2017), que o porte da empresa não interfere, necessariamente, no risco ambiental gerado”, explica Roberto Alves Lima Junior.

O presidente da Comissão de Justiça, Legislação e Redação, vereador José Roque Neto (PR), lembra que é importante a participação do maior número possível de munícipes, ajudando a definir o que é melhor para a cidade. “Isto só enriquece a discussão, por isso convidamos as pessoas a virem, ouvirem a proposta do Executivo, se manifestarem e, se for o caso, apresentarem suas propostas de emenda aos projetos, o que poderá ser feito durante a audiência ou no dia seguinte, até as 19 horas, no Setor de Protocolo da Câmara. Este é um tema de interesse de toda a cidade”, ressaltou José Roque Neto.

Silvana Leão/Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.