Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com financiamento pelo BID, o custo estimado é de R$5,6 milhões

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) abre hoje,  os envelopes com as propostas das empresas interessadas na elaboração do projeto de engenharia de restauração e duplicação da PR-445, entre Irerê e Mauá da Serra, com extensão de 49 quilômetros e 700 metros.

O orçamento está estimado em R$ 5,6 milhões para o projeto de engenharia.  O financiamento é pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)  e segue as regras da instituição.

A licitação de restauração e duplicação da PR-445 entre Irerê e Mauá da Serra acontece na modalidade Seleção Baseada na Qualidade e Custo (SBQC), em que empresas pré-selecionadas são convidadas a apresentar propostas técnicas e de preço. As propostas foram entregues em envelopes lacrados diretamente no DER/PR, em Curitiba, até o final da tarde da segunda-feira (2).

Podem participar seis empresas pré-selecionadas pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Duas brasileiras (Engefoto e Consórcio Prodec Unidec); duas portuguesas (Consórcio Viaponte Concresolo e Consórcio Cobba Engevix) uma espanhola (Consórcio Engecorps Typsa-Logit) e uma israelense (Consórcio TNM Astec).

No caso das propostas técnicas são avaliados três critérios: experiência prévia da empresa, qualificação dos profissionais participantes na elaboração do projeto e plano de trabalho. Depois dessa fase, ainda sem prazo definido para ser concluída, cada empresa recebe uma nota. Depois acontece a abertura dos envelopes com as propostas de preço. O critério é o menor valor oferecido. A previsão é concluir a licitação até março.

O projeto será dividido em dois subtrechos e deverá ser executado por uma única empresa. O subtrecho 1, que vai da entrada da BR-376 de acesso a Mauá da Serra à entrada de acesso à Lerroville, com extensão de 26,8 km; e o subtrecho 2, que começa após o acesso à Lerroville ao início da duplicação (km 50), e extensão de 22,9 km.

Edital

O projeto de engenharia deverá conter estudos de tráfego, estudos geológicos, estudos de segurança de trânsito, estudos hidrológicos e hidráulicos, estudos topográficos, estudos geotécnicos, estudo de estabilidade de taludes, estudo de interferências, avaliação funcional e estrutural do pavimento, projeto geométrico, projeto de interseções, retornos e acessos, projeto de terraplenagem, projeto de drenagem e OAC.

São obrigatório também o projeto de obras de arte especiais, projeto de restauração do pavimento existente e implantação de novos pavimentos, projeto de fundações de aterros e de OAE, projeto de sinalização, projeto de paisagismo, projeto de obras complementares, projeto de estabilização de taludes, plano de controle ambiental, inventário florestal, projeto de desapropriação e cadastro socioeconômico, plano de execução da obra e orçamento.

Em andamento

A duplicação da PR-445, entre Londrina e Irerê, está em andamento, em uma extensão de 15,28 quilômetros. O investimento é de R$ 93,6 milhões, com previsão de término em outubro do ano que vem.

Comissão de Infraestrutura

Criada em julho de 2017, a comissão reúne entidades da sociedade civil organizada com o  objetivo de definir as obras prioritárias para Londrina e região, assim como cobrar e acelerar obras e projetos prioritários para a expansão econômica da região norte.  Por meio do trabalho da comissão foram conquistadas importantes obras de infraestrutura e logística, como a duplicação da PR-445, entre Londrina e Irerê, uma antiga reivindicação regional que está em andamento; a conclusão do novo traçado do projeto do Contorno Norte (em 3 etapas), e as três passarelas na PR 445, em Cambé e Londrina. A Comissão atua também para viabilizar as obras dos viadutos Bratislava, em Cambé, e Grêmio (na Angelina Ricci Vezozzo), em Londrina. 

Atualmente  integram a comissão deputado Tiago Amaral, Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Sociedade Rural do Paraná (SRP), Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), Sinduscon Norte, Sindimetal, Grupo Folha de Comunicação, Associação das Empresas do Polo Industrial de Cambé (AEPIC) e Associação Médica do Londrina. Recentemente, a OAB e o CREA também se uniram à comissão.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.