Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Londrina vai sediar uma das provas mais importantes do Cavalo Crioulo realizadas no país nos próximos dias 3 a 6 de novembro. É a 2ª Exposição Morfológica de Primavera Norte Crioulo – 1ª Credenciadora Mista ao Freio de Ouro.

O evento reunirá competidores vindos dos Estados de São Paulo,Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e acontece no Complexo Equestre Família Romanelli, no Parque de Exposições Governador Ney Braga. Para a prova credenciadora ao Freio de Ouro serão 30 conjuntos (15 machos e 15 fêmeas) e, para a morfológica, cerca de 80 animais.

A prova credencia os vencedores para a semifinal do campeonato, que será realizada durante a ExpoLondrina 2017 e de onde sairão os finalistas que irão disputar o Freio de Ouro em Esteio.

Organizada pelo Núcleo Norte Paranaense de Criadores de Cavalo Crioulo, presidido pelo criador Elizandro Pellin, a prova é a principal ferramenta para seleção da raça. “No Freio de Ouro, busca-se harmonia entre a morfologia do cavalo e a funcionalidade, selecionando um animal bonito e com características da raça”, explica Pellin.

Ele ressalta que a prova é uma avaliação rigorosa e integral do cavalo da raça crioula e se divide em duas etapas: morfologia, em que se valoriza características como equilíbrio estrutural,frente leve,  firmeza da linha superior e um bom relevo muscular; e a prova funcional, em que são avaliadas a andadura, a figura (avaliação do equilíbrio nas trocas de mãos e patas, potência de execução e submissão a todas as solicitações do ginete); volta sobre patas e esbarrada, considerada um dos momentos mais difíceis da prova; mangueira (trabalho do animal com o gado), prova de campo ou paleteada, em que se observa a aptidão vaqueira, velocidade, força e total submissão do cavalo ao cavaleiro.

No primeiro dia, as provas consistirãoem andaduras (tranco, trote e galope),  figura, volta  sobre patas (giros)  e esbarrada. Para o segundo dia, serão provas de mangueira (aparte de dois novilhos e pechada - embate de dois cavaleiros ou entre um cavaleiro e um animal desmontado, vindos de lados opostos) e, por último, a paleteada, que seleciona os sete melhores colocados para disputa de quatro vagas na semifinal.

O presidente do Núcleo destaca ainda que, além de importante para avaliar a qualidade dos animais, a competição atrai os amantes de cavalos pela beleza que é apresentada em pista.

O evento é aberto à comunidade. “Todos que apreciam cavalos estão convidados a assistir as provas”, convida Pellin.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.