Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Teste, que iniciará às 9 horas, será composto por 60 questões; foram ofertadas seis vagas para a formação

A prova objetiva da Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, etapa necessária para os candidatos prosseguirem com o processo seletivo, será realizada neste domingo (21), na sede da Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Avenida Theodoro Victorelli, 103, em frente ao Shopping Boulevard.
 

A prova iniciará às 9 horas, mas a Secretaria estará aberta a partir das 8 horas. Ao todo, participarão sete candidatos, que tiveram suas inscrições homologadas. Foram oferecidas seis vagas, com bolsas financiadas pelo Ministério da Saúde – Programa Pró-Residência.
 

A prova terá duração de quatro horas e será composta por 60 questões, de caráter eliminatório e classificatório, distribuídas nas especialidades de Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Cirurgia Geral e Medicina Preventiva e Social. O candidato deverá obter 45 pontos ou mais na prova objetiva para prosseguir com o Processo Seletivo. A publicação do resultado da Prova Objetiva está prevista para o dia 30 deste mês.
 

A próxima fase será a prova de análise de curriculum vitae, com arguição (alegação fundamentada), prevista para os dias 15 e 16 de fevereiro, na sede da Autarquia Municipal de Saúde. O resultado final e a publicação do edital de convocação dos candidatos aprovados estão previstos para serem publicados no dia 26 de fevereiro, no Jornal oficial do Município. Todos os detalhes sobre a prova e a residência podem ser obtidos no Edital nº 015/2017, publicado no Jornal Oficial nº 3.397, do dia 29 de novembro de 2017.
 

Para a coordenadora da Comissão de Residência Médica (COREME), Vânia Brum, a formação contribui para que o município conte com médicos capacitados, que se interessam pela área, cooperando para a melhoria nos atendimentos. “A residência auxilia na formação de profissionais atentos ao contexto social em que os pacientes estão inseridos e possibilita o fortalecimento da rede pública de saúde e das atividades junto à comunidade”, ressaltou.
 

Sobre a formação

A residência possui características de pós-graduação, com treinamento em serviço, voltada para médicos ou estudantes de medicina que estejam concluindo o curso até o último dia útil antes do início da residência. Caso o candidato tenha cursado Medicina em outro país, é necessário que o diploma seja revalidado por uma universidade pública do Brasil.
 

O início da residência está previsto para o dia 1º de março. A duração será de dois anos, com aulas teóricas e práticas, e carga horária semanal de 60 horas. O campo de aprendizagem para os residentes serão os serviços da Rede Municipal de Saúde como as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidade de Pronto Atendimento Infantil (PAI) e Maternidade Municipal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (SAMU), além do Hospital da Zona Norte e Hospital da Zona Sul.
Dayane Albuquerque/NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.