Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O grande dia chegou. Depois de 7 meses de preparação, as 44 crianças do coral infantil da Escola Municipal Sebastião Feltrin foram surpreendidas pelo mar de gente que tomou conta do Calçadão de Londrina para assistir as apresentações da Cantata Encanto de Natal Sicoob.

O público neste ano ultrapassou as 20.000 pessoas, sendo a grande concentração no último dia de espetáculo, devido ao bom tempo. Outro fator determinante para o recorde alcançado foi a transmissão ao vivo realizada nas midas sociais da cooperativa de crédito e da Prefeitura de Londrina, um dos apoiadores do evento. A novidade, somada ao espaço reservado para pessoas com deficiência e aos tradutores de libras (língua dos sinais usada pela comunidade de surdos no Brasil), gerou muita interação com os expectadores e possibilitou dar mais inclusão ao espetáculo, facilitando o alcance por novos públicos, inclusive de outras regiões do Brasil.

A Cantata está em sua 5º edição e já faz parte do calendário cultural da cidade. O público espera ansioso pela atração, que este ano teve por tema “O Natal no Mundo”. A mensagem de amor, união e paz transmitidas pelo coral ecoou nas famílias que aplaudiram com entusiasmo cada uma das 12 canções, em vários idiomas, do repertório.

Miriam Okahama, responsável pela direção artística do espetáculo, relata a emoção ao acompanhar de perto a evolução dos alunos nos ensaios preparatórios. “As crianças se mostraram talentosíssimas. O que percebemos é que muitas vezes falta o incentivo, a oportunidade.  Poder oferecer isso através da música, foi maravilhoso”, comentou.

Elisberto Jose Torrecillas, diretor presidente do Sicoob Ouro Verde, fez questão de registrar como a Cantata permite à cooperativa a integração com a comunidade. “As crianças conquistam seu espaço, tem participação ativa em todo o processo de aprendizagem, são valorizadas, se tornam cidadãs e tudo que absorvem volta para o público em forma de espetáculo. Hoje vemos a integração e a interação desta atração com o calendário festivo do nosso município. Essa é a face boa do cooperativismo, esse lado social, cultural, que promovemos nas localidades onde estamos”, afirma.

Para o presidente do Conselho Administrativo do Sicoob Ouro Verde, Rafael de Giovanni Neto, a Cantata é muito mais do que o público vê nas janelas do prédio da Unidade Administrativa do Sicoob. “A Cantata tem duas vertentes importantes frente as festividades. Primeiro, incrementa o comércio local, resgatando o movimento no centro da cidade. A segunda, e mais importante, é a educação que transferimos para as crianças que estão neste projeto. A gente percebe o crescimento delas em relação a autonomia, autoestima, disciplina, autoconfiança, comportamentos essenciais para suas conquistas futuras”.

O espetáculo foi realizado nos dias 17, 18 e 19 de dezembro, sempre às 20h, em frente ao Sicoob do Calçadão de Londrina/PR.

Flavia Lemes Bussadori/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.