Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Londrinense que se destacou na Seleção Brasileira e no futebol europeu será homenageado na Câmara. Iniciativa é do vereador Jamil Janene

Assessoria de Comunicação da CML

O lateral direito do Bayern de Munique, o londrinense Marcio Rafael Ferreira de Souza, o Rafinha, receberá na próxima segunda-feira (23/12), às 20 horas, o título de Cidadão Benemérito de Londrina, em solenidade na Câmara de Vereadores. A iniciativa da homenagem é do vereador Jamil Janene (PP), aprovada por unanimidade pelo Legislativo.

Destaque no futebol nacional e europeu, Marcio Rafael Ferreira de Souza nasceu em Londrina no dia 7 de setembro de 1985. Sétimo filho de Cícero Ferreira de Souza e Deusdete Pedro de Souza, desde garoto chamava a atenção dos “torcedores” nas peladas na quadra de esportes e nos campinhos do jardim Leonor (zona Oeste). Aos 7 anos passou a treinar futebol de salão no Grêmio Recreativo e Literário Londrinense e conquistou o título de campeão estadual em todas as categorias, de fraldinha a juvenil.

Aos 15 anos decidiu se dedicar ao futebol de campo. Passou pelo PSTC, Júnior Team, Londrina Esporte Clube, Juventus, São Paulo e em março de 2002 começou a jogar pelo Coritiba. Foi campeão Paranaense em 2003 e 2004, ano em que o time da capital classificou-se para a Copa Libertadores da América. Neste período casou-se com Carolina Ferrari Santana, com quem tem as filhas Maria Luíza e Maria Sofia.

Em 2005 vestiu a camisa da Seleção Brasileira no Campeonato Mundial Sub-20, realizado nos Países Baixos, e conquistou a medalha de bronze. Despertando o interesse de clubes europeus pelo seu estilo de lateral direito ofensivo, foi negociado por 5 milhões de euros com o time alemão Schalke 04.

Em 2008 foi convocado novamente para Seleção Brasileira e disputou os Jogos Olímpicos de Pequim, na China, ganhando outra medalha de bronze. No Schalke 04 sagrou-se vice-campeão alemão nas temporadas de 2006, 2007, 2009 e 2010 e terceiro colocado em 2008. Em agosto de 2010 confirmou sua transferência para o Genoa, da Itália, por 8 milhões de euros.

Voltou para o futebol alemão em junho de 2011, como reforço do Bayern de Munique. Foi campeão da Supercopa da Alemanha em 2012, Bundesliga em 2012-2013, Liga dos Campeões da Uefa em 2012-2013 e Copa da Alemanha de 2012 e 2013. Na última quinta-feira (dia 19) renovou seu contrato com o Bayern de Munique até 2017. Amanhã (sábado, dia 21) o Bayern de Munique enfrentará o Raja Casablanca, em Marrakech (Marrocos,) na final do Mundial de Clubes da Fifa, às 17h30 ( horário de Brasília). Rafinha poderá comemorar em Londrina mais um título do clube alemão.

Jamil Janene, vereador proponente da honraria, diz que o título de Cidadão Benemérito a Rafinha significa o reconhecimento oficial da cidade à grande e honrosa representação que o jogador faz do município pelo mundo e ao seu envolvimento em projetos sociais que promovem o esporte como medida de desenvolvimento social de centenas de crianças de Londrina.

“Em 2012, em Londrina, tivemos a Copa Rafinha/RICTV de Esportes, evento que contou com a participação de mais de 500 crianças com idade entre 10 a 13 anos nas competições de futebol de campo, salão e voleibol. Todos os times foram presenteados pelo Rafinha com uniformes para os jogos”, destacou Janene.

Atenção: O título de Cidadão Benemérito de Londrina a Marcio Rafael Ferreira de Souza, o Rafinha, será entregue durante sessão solene da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (23/12), às 20h. A cerimônia é aberta à comunidade e tem transmissão online no site www.cml.pr.gov.br.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.