Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Também foi visitada as obras do novo centro universitário; as aulas devem ter início em fevereiro com 14 cursos presenciais e outros EAD
Na segunda-feira (16) o secretário municipal de Governo, Marcelo Canhada, e o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Reinaldo Ribeirete, receberam a visita do fundador e reitor do Centro Universitário Cesumar (Unicesumar), Wilson de Matos Silva, e sua equipe. Durante o encontro eles foram conhecer o novo campus da faculdade em Londrina.

Localizado na Avenida Santa Mônica, 450, o campus está em fase final de construção. Os investimentos na implantação do Centro somam R$ 30 milhões, entre a aquisição do terreno e a construção dos 8 mil metros quadrados distribuídos em 26 salas de aula, auditório com capacidade para 450 pessoas, laboratórios, biblioteca, cantina, entre outras áreas. O terreno onde o prédio está sendo construído mede 33 mil metros quadrados e permite ampliações futuras.
“O planejamento foi instalar-se nas melhores cidades do Paraná e Londrina é a maior do interior. É uma bela cidade, com uma economia forte e pujante e não poderia ficar de fora dos nossos investimentos, principalmente porque trabalhamos com a premissa de sermos agentes de mudanças e transformação da sociedade através da educação de qualidade”, disse o fundador do centro universitário.
Segundo o presidente da Codel, os investimentos para a cidade são importantíssimos e demonstram o cuidado que os direitores da instituição de ensino têm no tratamento à educação. “O professor Wilson conheceu o mundo inteiro. Ele é um apaixonado pela educação, apesar de ter outras atividades, ele quis se dedicar a isso e está fazendo isso com um primor que é impressionante”, ressaltou Nado Ribeirete.

Durante a obra do Centro Universitário, cerca de 400 empregos indiretos foram criados e outros 100 diretos serão necessários para o funcionamento da instituição. Além disso, a construção da faculdade vem trazer desenvolvimento para a região leste de Londrina. Uma das contrapartidas do centro universitário é o desenvolvimento de projetos de extensão relacionados à área da saúde para atendimento da Vila Santa Terezinha como projetos de atendimento psicológico gratuito para a população do entorno.

Ampliação

A Unicesumar também está preparando um Estudo de Impacto de Vinhança (EIV) e, posteriormente, deve realizar uma audiência pública para discutir a possibilidade de receber, por doação onerosa, um terreno em frente ao empreendimento, visando a ampliação do Centro Universitário. Com isso, Londrina ganhará mais cursos, a região será melhor valorizada, haverá a geração de novos empregos diretos e indiretos, além de favorecer não apenas o município, como atender estudantes de toda a região.
Além disso, o secretário municipal de Governo, Marcelo Canhada, explicou que está em fase de negociação a construção de Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para a região leste ou norte da cidade, como contrapartida da instituição para o município. “Esse investimento é da maior importância, porque Londrina tem deixado de receber investimentos, muitas vezes, por falta de empenho do Poder Público e nós queremos inverter essa lógica. Com a universidade aqui a tendência é que mais investimentos possam vir, trazendo com eles mais qualidade de vida e segurança. Além disso, como contrapartida a Unicesumar vai construir uma UPA para a comunidade”, enfatizou.

Valorização para a região leste
Para o empreendedor do ramo de móveis planejados da região, Alvanir do Carmo Amaral, a construção de um polo educacional no bairro valorizou os imóveis e têm trazido melhorias para a região como a pavimentação da Avenida Santa Mônica. “Antes não tínhamos asfalto direito aqui. Agora, com a construção da faculdade, no final do ano a nossa rua foi asfaltada até o viaduto. Além disso, dizem que vão trazer um posto de Polícia para cá e vão construir uma unidade de saúde. A gente está torcendo para que de certo e que nossas duas filhas possam estudar aí”, disse.
A esposa do empreendedor, Silvana dos Santos Amaral, completou que uma das filhas do casal fará o vestibular no final do mês. “Minha menina vem trabalhar comigo todas as tardes e fica aqui olhando o andamento da obra e sonhando com o dia que ela vai poder estudar aí. Para nós, seria ótimo se isso desse certo!”, afirmou.

A expectativa dos diretores da entidade é que as aulas tenham início na segunda semana de fevereiro deste ano e que comecem com 14 cursos presenciais, como engenharia civil, gastronomia, design de interiores, administração, psicologia, biomedicina e farmácia. Outros 30 cursos ministrados na modalidade de Ensino à Distância (EAD) também ocorrerão no novo prédio.

Vestibular com inscrições abertas
A expectativa dos fundadores da instituição é que as aulas dos mais de mil alunos terão início na segunda semana de fevereiro. Para isso, as inscrições para o primeiro vestibular da entidade já estão abertas e custam R$ 10,00. A prova está marcada para sábado, dia 28 de janeiro.

Há polos de ensino da Unicesumar em todas as capitais brasileiras e mais de 150 cidades do país. Ao todo, são mais 80 mil alunos matriculados na instituição. Outros campus estão sendo construídos em Curitiba e Ponta Grossa.

Estiveram presentes na visita o vice-reitor Wilson de Matos Silva Filho, o chefe de Gabinete da Prefeitura, Bruno Ubiratan, o diretor administrativo do Centro Universitário, Alan Clayton Castardo, e o assessor da Reitoria, Miguel Gustavo Theodorovicz.

NC/PML

#JornalUnião

Foto Luiz Jacob - NC/PML

Foto Luiz Jacob - NC/PML

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.