Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Prefeitura firma convênio com o projeto socio-esportivo Maestros da Bola

O prefeito Marcelo Belinati formalizou, ontem (20), o acordo de cooperação entre a Prefeitura de Londrina e a Associação Maestro Esporte Clube, representada pelo ex-jogador e pentacampeão mundial, Ricardinho. O convênio formaliza a parceria com o projeto Maestros da Bola, que implantou um núcleo no Jardim União Vitória em área cedida pelo Município, por meio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

Em funcionamento há três semanas, o primeiro núcleo em Londrina do Maestros da Bola oferece 100 vagas para estudantes da rede pública, com idades de 7 a 14 anos. Os treinos são realizados no campo municipal da Rua da Cidadania, próximo ao Instituto União para a Vitória, com atividades duas vezes por semana. As crianças e adolescentes participarão do projeto somente no contraturno escolar, com encontros às terças e quintas, das 9h às 10h, das 10h às 11h; e das 14h às 15h, e 15h às 16h.

Mais do que ensinar as técnicas e regras do futebol, o Maestros da Bola busca desenvolver nos meninos e meninas participantes a cidadania, o respeito ao próximo e outros valores importantes. Os alunos terão uniformes de treino e o material esportivo necessário para as práticas, com aulas conduzidas por professores capacitados.

Além do prefeito de Londrina e do embaixador Ricardinho, participaram também da assinatura do acordo de cooperação a gestora do Maestros da Bola, Renata Pozzi; o patrocinador Sergio Lapa; o presidente da FEL, Marcelo Oguido, e o assessor de Esportes e Eventos da Fundação, Sandro Henrique Moreira dos Santos.

No encontro, o prefeito Marcelo citou que a Prefeitura tem investido na região sul com várias medidas importantes, como a regularização de imóveis, revitalização dos espaços públicos, reforma de unidades de saúde, recapeamento asfáltico, construção de creches, entre outras. “É uma região em que o pessoal precisa e depende desses serviços públicos, e queremos fazer ainda mais para levar qualidade de vida à população. Esse projeto será fantástico, pois vai somar muito ao trabalho que o poder público está fazendo ali”, frisou.

Como embaixador do projeto, Ricardinho explicou que o Maestros da Bola surgiu com intuito de promover a inclusão social de crianças e adolescentes da rede pública de ensino. Hoje, o projeto atende cerca de 1.500 alunos distribuídos em 13 núcleos de Curitiba e um em Foz do Iguaçu. Para 2022, a estimativa é chegar a dois mil participantes, lançando mais quatro núcleos em Foz e o núcleo de Londrina. “Queremos oportunizar às crianças, por intermédio da prática do futebol – que sempre foi meu esporte e trabalho –, um momento de lazer, inclusão social, valores e crescimento de vida.  É uma missão nossa, que a gente tem o prazer de executar. Achei que estaria prestando uma contribuição, às crianças e à comunidade, mas hoje isso se inverteu e eu recebo muito mais do que posso oferecer a eles, em termos de valores de vida, melhora de comportamento e sensibilidade”, detalhou.

Segundo a gestora Renata Pozzi, o apoio da Prefeitura de Londrina foi muito importante para a cidade ter o seu primeiro núcleo do Maestros da Bola. Além da FEL, Pozzi citou a participação do secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, que articulou a vinda da associação à Londrina. “Nossa expectativa é a melhor possível. O objetivo principal é iniciar com cem vagas e, futuramente, ampliar para mais comunidades”, comentou.

Pozzi citou também que, embora o foco dos encontros seja o treino esportivo, o projeto busca desenvolver nas crianças a formação educacional, já que o critério mínimo de participação é estar matriculado na escola e frequentando as aulas. “A criança ou adolescente tem aulas de futebol no contraturno duas vezes por semana e, além disso, poderá participar de uma série de ações extras que realizamos, como festivais, torneios, rodadas de palestras, trazendo novas referências para as crianças. Nosso objetivo não é formar atletas profissionais, mas tirar as crianças das ruas e embutir nelas os valores do esporte, como o respeito, a disciplina e a cidadania”, disse.

De acordo com o presidente da FEL, Marcelo Oguido, a parceria entre o Município e o Maestros da Bola é muito importante ao agregar e potencializar a introdução ao esporte entre crianças e adolescentes. “O esporte é transformador, mas é preciso dar oportunidades, e o Maestro da Bola veio trazer mais uma linha de projeto social em Londrina. Todo o trabalho em conjunto dá resultados, e essa parceria envolve poder público, iniciativa privada e a sociedade civil, ou seja, é feito em equipe para cuidar das crianças e adolescentes, que são o maior patrimônio de qualquer família”, disse.

Empresas, entidades e pessoas físicas que queiram contribuir com o Maestros da Bola podem entrar em contato com a associação, pelo e-mail contato@projetomaestrodabola.com.br. E a inscrição de novos integrantes do projeto pode ser feita no campo esportivo, que fica na Rua da Cidadania, ou na Casa AJC Supermercado, localizada na Rua da Cidadania, 295. Atualmente, serão atendidas crianças e adolescentes que residem no bairro.

A assinatura do acordo de cooperação também contou com a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento, Régis Choucino; a secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini; e o vereador Beto Cambará.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.