Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Encontro será na quarta-feira (30), a partir das 14 h, sob a coordenação da Comissão de Direitos Humanos e Defesa da Cidadania da Câmara de Londrina

A intolerância com a população LGBTQI+ e a motivação dos assassinatos de dois homens no Centro de Londrina, ambos por esganadura e com um intervalo de menos de dez dias entre as mortes, serão tema de uma reunião pública convocada pela Comissão de Direitos Humanos e Defesa da Cidadania da Câmara Municipal de Londrina. O encontro será amanhã (30), das 14 às 16h30, na sala de sessões do Legislativo. Foram convidados para debater o assunto representantes de diversos órgãos de segurança (Polícia Científica, Polícia Militar, Polícia Civil, Instituto Médico Legal e Guarda Municipal), da Comissão de Direitos Humanos da OAB-Londrina, da secretaria municipal de Defesa Social, de entidades da sociedade civil além de movimentos ligados a população LGBTQI+. A reunião também será aberta à população com transmissão ao vivo pelo site www.cml.pr.gov.br e pelo canal da Câmara no Youtube.

Veja também:

UEL desenvolve bioinseticida contra o Aedes aegypti

Distrito de Maravilha recebe diversas melhorias

População debate mobilidade urbana em Londrina

Atividades em prol do Outubro Rosa animam servidoras municipais

Presidente da Comissão de Direitos Humanos, o vereador Professor Rony explica que o objetivo é chamar a atenção para os casos de possíveis mortes por homofobia na cidade. “Não acreditamos que a morte desses dois rapazes seja um crime comum, de latrocínio (roubo seguido de morte). Temos fortes razões para acreditar que possam existir outras motivações. Além disso, a cidade precisa entender quais são as provas fáticas da polícia, com laudos do IML e da Polícia Científica, que demonstram que foi mesmo o rapaz preso o autor dos dois assassinatos”, afirma Alves que dirige a Comissão composta ainda pelos vereadores Mario Takahashi (PV) e Felipe Prochet (PSD). 

Mortes

No dia 14 de outubro, o chefe de cozinha Fábio Ábila, de 49 anos, foi encontrado morto no Bosque Central, com um cadarço amarrado no pescoço e sem as calças. No dia 22, caso semelhante ocorreu na Praça Rocha Pombo, onde a polícia encontrou o corpo de Hannan Silva, de 21 anos, também com sinais de enforcamento. No dia 23, a Polícia Civil apresentou à imprensa o suspeito de ter cometido os homicídios, um rapaz de 21 anos, em situação de rua, chamado Fernando Inácio Andrade. Andrade teria confessado os dois assassinatos. Em entrevista à imprensa, o delegado-chefe de Londrina, Osmir Neves, disse que foram subtraídos pertences das duas vítimas e que o detido responderá por duplo latrocínio. Para o vereador Professor Rony, porém, é preciso olhar os casos com mais cuidado, para evitar uma subnotificação dos possíveis crimes de homofobia em Londrina.

Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.