Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A devoção ao Coração de Cristo foi um antídoto para suscitar nos fiéis o amor ao Senhor

Hoje, a Igreja Católica celebra a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Além da celebração litúrgica, muitas outras expressões de piedade têm por objeto o Coração de Cristo. Não há dúvida de que a devoção ao Coração do Salvador tem sido, e continua a ser, uma das expressões mais difundidas e amadas da piedade eclesiástica. Entendida à luz da Sagrada Escritura, a expressão “Coração de Cristo” designa o mesmo mistério de Cristo, a totalidade do Seu ser, a Sua Pessoa considerada no Seu núcleo mais íntimo e essencial.

Como o têm lembrado frequentemente os Romanos Pontífices, a devoção ao Coração de Cristo tem um sólido fundamento na Escritura. Jesus apresenta-se a si mesmo como Mestre “manso e humilde de Coração” (Mt. 11,29). Pode-se dizer que a devoção ao Coração de Jesus é a tradução em termos cultuais do reparo que, segundo as palavras proféticas e evangélicas, todas as gerações cristãs voltaram para Aquele que foi atravessado (cf. Jo 19,27; Zc 12,10), isto é, o costado de Cristo atravessado pela lança, do qual brotou sangue e água, símbolo do “sacramento admirável de toda a Igreja”.

A Idade Média foi uma época especialmente fecunda para o desenvolvimento da devoção ao Coração do Salvador. Homens insignes pela sua doutrina e santidade, como São Bernardo (+1153), São Boaventura (+1274), Santa Lutgarda (+1246), Santa Matilde de Magdeburgo (+1282), as Santas Irmãs Matilde (+1299) e Gertrudes (+1302), Ludolfo de Saxónia (+1378) e Santa Catarina de Sena (+1380) aprofundaram o mistério do Coração de Cristo no qual percebiam o “refúgio” onde acolher-se.

As formas de devoção ao Coração do Salvador são numerosas; algumas têm sido explicitamente aprovadas e recomendadas pela Santa Sé. Entre elas devem ser lembradas: a Consagração pessoal; a Consagração da família; as Ladainhas do Sagrado Coração de Jesus; o Ato de Reparação e a prática das Nove Primeiras Sextas-feiras.

A devoção ao Coração de Cristo foi um antídoto para suscitar nos fiéis o amor ao Senhor e a confiança na Sua infinita misericórdia, da qual o Coração é prenda e símbolo.

"A devoção ao Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da cidade de Londrina, é a devoção ao amor. Revelada no dia 27 de Dezembro de 1673, surgiu a partir da aparição do próprio Jesus Cristo a Santa Margarida Maria Alacoque, uma freira que pertencia a uma congregação conhecida como Ordem da Visitação. Essas aparições ocorreram durante orações na presença do Santíssimo Sacramento. Nesses momentos, Cristo pedia que ela difundisse essa devoção pelo mundo.

Em Londrina, a devoção chegou nos idos da década de 1930, mais precisamente no ano de 1934, quando o então bispo de Jacarezinho, Dom Fernando, veio dar posse ao primeiro padre do novo município e trouxe consigo uma imagem do Sagrado Coração de Jesus, consagrando a comunidade nascente e transformando em padroeiro da cidade.

As orações dedicadas ao Sagrado Coração de Jesus se espalharam pelo mundo. O próprio Evangelho traz a devoção ao amor. As referências são o gesto de São João, discípulo amado, encostando a sua cabeça em Jesus durante a última ceia (João 13, 23) e na cruz, onde o soldado abriu o lado de Jesus com uma lança (João 19, 34). A mensagem de Jesus é clara: misericórdia. E a expressão dela é o coração humano e divino do Verbo Encarnado.

A imagem do Sagrado Coração de Jesus, revelada pelo próprio Jesus a Santa Margarida, traz uma série de símbolos e significados. O primeiro deles é o próprio coração, que salta fora do peito, cercado de espinhos e ardendo em chamas. Simboliza o grande amor de Deus, que levou Cristo a se entregar numa cruz e morrer por cada um de nós. As chamas em volta representam o amor vivo e atual, ardendo de paixão pelo ser humano, ou ainda o fogo do Espírito Santo, que consome cada um com o amor infinito de Cristo. Dessa forma, também aquecer os corações.

Já os espinhos representam a indiferença do ser humano ao grande e infinito amor de Deus, ferindo o coração de Jesus. Mas, o convite de Cristo é sempre para nos (re)aproximarmos de seu amor. Por isso, a mão esquerda aponta para o coração. Claro, as chagas de Jesus aparecem para relembrar o sofrimento na cruz. É um sinal do amor que vai às últimas consequências.

Mas, envolto em manto e túnica, a imagem do Sagrado Coração de Jesus nos lembra que a cor vermelha do manto é o sangue, o sofrimento e a morte de Deus, além do fogo do Espírito Santo que preenche o nosso coração, ou então o branco da túnica representa a pureza, a santidade, a divindade e a bondade de Deus.

À Santa Margarida Maria Alacoque, Cristo enviou 12 promessas para quem nutre a devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

1 – Dar-lhes-ei todas as graças necessárias ao seu estado de vida.

2 – Estabelecerei a paz nas famílias.

3 – Abençoarei os lares onde for exposta e honrada a imagem do meu Sagrado Coração.

4 – Hei de consolá-los em todas as dificuldades.

5 – Serei o seu refugio durante a vida, e em especial durante a morte.

6 – Derramarei bênçãos abundantes sobre seus empreendimentos.

7 – Os pecadores encontrarão no meu Sagrado Coração, uma fonte e um oceano sem fim de misericórdia.

8 – As almas tíbias (tímidas e vacilantes na fé) tornar-se-ão fervorosas.

9 – As almas fervorosas ascenderão rapidamente a um estado de grande perfeição.

10 – Darei aos sacerdotes o poder de tocar nos corações mais empedernidos.

11 – Aqueles que propagarem esta devoção terão os seus nomes escritos no meu Sagrado Coração, e dele nunca serão apagados.

12 – Prometo-vos, no excesso da misericórdia do meu Coração, que o meu Amor Todo Poderoso, concederá, a todos aqueles que comungarem na primeira sexta-feira de nove meses seguidos, a graça da penitência final; não morrerão no meu desagrado, nem sem receberem os Sacramentos. O meu divino Coração será o seu refúgio de salvação nesse derradeiro momento". Rita Vezozzo Braile, empresária em Londrina

Sagrado Coração de Jesus, rogai por nós!

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.