Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Média diária subiu de 35 para mais de 50 pessoas atendidas na ação feita em parceria com o Sebrae/PR; prazo final para a declaração vai até 31 de maio

A Sala do Empreendedor realizou 251 atendimentos aos Microempreendedores Individuais (MEIs) de Londrina durante a Semana de Declaração Anual do Simples Nacional do MEI (DASN-SIMEI), realizada de 13 a 17 de fevereiro. O trabalho foi desenvolvido em parceria com o Sebrae/PR e possibilitou que os atendimentos fossem intensificados neste período e os contribuintes fizessem sua declaração anual e regularização de seus negócios junto à Receita Federal.

De acordo com Renata Cornélio, que responde pela Sala do Empreendedor, durante esse período a média diária teve um aumento de 35 para mais de 50 atendimentos. Nos cinco dias da Semana DASN-SIMEI, a Sala registrou 251 atendimentos aos microempreendedores, quantidade superior aos 175 de média semanal que existe durante o ano.

Renata enfatizou que o resultado é satisfatório e a ampliação no atendimento é importante para chamar a atenção dos MEIs para o prazo de declaração, fazendo com que não deixem para o último momento e sofram os devidos prejuízos. “Outro ponto interessante é o fato de que muitas dessas pessoas, ao fazer a declaração, também aproveitam para resolver questões relacionadas a alvará, cadastro e boletos de pagamento pendentes”, contou.

O prazo final para fazer a Declaração Anual do Simples Nacional encerra em 31 de maio de 2017. A Sala do Empreendedor continua realizando os atendimentos para a declaração anual, junto aos outros serviços que já são oferecidos diariamente durante todo o ano. O procedimento também pode ser feito diretamente com o Sebrae/PR ou pelo site www.portaldoempreendedor.gov.br .

Os atendimentos da Sala do Empreendedor são realizados das 12 às 18 horas, no saguão da Prefeitura de Londrina, na Avenida Duque de Caxias, 635. O telefone para agendamentos e contatos é o 3372-4108.

Sobre a declaração - A declaração anual é obrigatória e necessária a todo microempreendedor que deseja dar continuidade a seu negócio, permitindo que as atividades regulares não sejam interrompidas e as obrigações fiscais com a Receita Federal fiquem em dia. Também é indispensável para que o MEI mantenha em dia seus benefícios previdenciários, que incluem auxílio-doença, salário-maternidade, aposentadorias por idade e invalidez, pensão por morte, entre outros.

Caso persista em situação de inadimplência, o proprietário pode ter seu CNPJ bloqueado e até mesmo o seu registro cancelado. Aqueles que têm débitos também possuem a oportunidade de fazer o pagamento das pendências existentes, antes de realizar a declaração.

Para fazer a declaração anual relativa a 2017, o microempreendedor deve apresentar o controle da movimentação financeira executada pelo seu negócio em 2016, com a comprovação do faturamento bruto total registrado no respectivo ano. Isso serve para que seja observado, no momento da análise, se o responsável pelo empreendimento se enquadra no perfil de faturamento do MEI, que tem limite de R$60 mil de faturamento bruto por ano, sendo a média de R$5 mil ao mês.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.