Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Empreendedores poderão conversar com franqueadores para conhecer e receber orientações sobre o modelo de negócio

No dia 11 de setembro Londrina recebe pela primeira vez o Salão de Franquias, uma vitrine com 26 franqueadoras para interessados em investir nesse modelo de negócio. O evento ocorre na sede regional do Sebrae/PR, na Av. Santos Dumont, 1335, das 15 às 20 horas. A participação é gratuita, mas é preciso fazer inscrição pelo site https://www.sympla.com.br/salao-de-franquias---londrina__567864.

São parceiros responsáveis pela realização do Salão o Sebrae/PR, a Fecomércio PR, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e a Associação de Franqueadores do Paraná (Afepar).

Organizado para ser uma oportunidade de geração de negócios e abertura de novas empresas, Salão de Franquias de Londrina apresentará opções de empreendimentos de diversos segmentos, como alimentação, beleza, saúde, comunicação, pet e outros, com valores de investimentos iniciais que variam de R$ 9 mil a R$ 800 mil. As franquias em exposição têm sede em diversas cidades do Paraná e até em outros estados.

Leda Terabe, consultora do Sebrae/PR, explica que esta é uma oportunidade para pessoas interessadas em empreender e também para quem já é empresário e deseja conhecer novas opções de diversificação de negócios.

“Pela primeira vez Londrina recebe este evento que possibilitará o contato direto com mais de 20 franquias em um mesmo espaço, onde os participantes poderão entender, comparar os segmentos e decidir quais seriam as melhores oportunidades para eles. No dia a dia, dificilmente o empreendedor conseguiria se relacionar com este volume de franquias em um curto espaço de tempo”, destaca.

A consultora destaca que existem vantagens e benefícios para os empreendedores que investem em franquias, como a garantia do produto ou serviço já ter sido testado e aceito pelos consumidores e a oportunidade de trabalhar com marcas consolidadas no mercado.

“Entram também outros benefícios, como o auxílio na escolha do ponto, os manuais de operação, gestão e instalação inicial da empresa e também a utilização de estratégias de marketing mais baratas, que são divididas entre os franqueados. Existe um grande suporte sistematizado para auxiliar a gestão e crescimento das unidades de franquias. O empresário não está sozinho neste processo”, diz Leda.

Além de conhecer as franquias em exposição, os participantes também poderão aproveitar o evento para tirar dúvidas com consultores do Sebrae/PR sobre as características do modelo de negócios e os processos que precisam cumprir para adquirir uma franquia.

Segmento de franquias

Segundo a ABF, o faturamento das franquias brasileiras avançou 7% no 1º trimestre deste ano, contra 5,1% no mesmo período de 2018, pulando de R$ 38,76 bilhões para R$ 41,46 bilhões. Considerando os últimos 12 meses, o salto foi de R$ 165,19 bilhões para R$ 177,54 bilhões, variação de 7,5%.

Outros dados da ABF mostram também que a taxa de mortalidade das franquias é considerada bem menor que de modelos de negócios independentes. Enquanto em 2017 o índice de fechamento de franquias foi de 5%, em 2018 ficou em 3,9%. Em geral, os negócios independentes têm uma taxa de 50% de mortalidade em seu primeiro ano de vida.

O Paraná possui atualmente 210 empresas franqueadoras. Deste total, 132 tem sede na região de Curitiba, seguido por 26 na região norte, onde está localizada Londrina, e 26 na região noroeste, onde está situada a cidade de Maringá. Estas franquias estão dividias em 12 setores produtivos, sendo que 72% são de micro ou pequeno porte, de acordo com levantamentos do Sebrae/PR.

Das 26 franquias da região norte, 14 são de Londrina, três de Arapongas, três de Dois Vizinhos, duas de Cambé e uma de Cornélio Procópio, Ibiporã, Apucarana e Goioerê, respectivamente.

Expositores confirmados

Academia de Inglês Washington (escolha de idiomas)

Açaí Beat (açaí)

Alfa Franquias (conjunto de 10 franquias de segmentos variados)

Alles Blau (cervejaria)

Arabi's (esfiharia)

Aroma e Brilho (limpeza de salas comerciais)

Beetools (curso de inglês)

Costa Oeste Containers (aluguel de mini-containers)

D.Zortea (secretária remota)

Dog King (fast food)

Don Kebab (kebaberia)

Emporium da Beleza (estética avançada)

Expandir Franquias (quatro franquias de segmentos variados)

Gauchurrasco (buffet de churrasco)

Instituto Mix (educação e treinamentos)

Italínea (móveis planejados)

Lugano (chocolateria, cafeteria e cerveja artesanal)

Meu Segundo Lar (casa de repouso)

Milk Creamery (sobremesas e sorvetes)

Orthodontic (cuidados com a saúde)

Pet Mais Vida (planos de saúde para cachorros e gatos)

Pijama In Box (pijamas e underware)

Ponto TV (TVs de mídia in door)

Smart Cabine (cabine fotográfica para eventos)

Thunders Truck (hamburgueria artesanal)

Upvet (farmácia de manipulação e venda de cosméticos)

Asimp/Sebrae

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.