Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Reuniões entre diretores e secretários municipais alinharam cronogramas e metas

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) entregou para a Prefeitura de Londrina, na última semana, o plano de aproveitamento de biogás de duas estações de tratamento de esgoto (ETE) na cidade. A Sanepar já tem recursos assegurados numa linha de financiamento internacional para iniciativas que visam a redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE) com aproveitamento energético e melhoria na qualidade do tratamento de esgoto. As duas estações , ETE Norte e ETE Sul, estão em processo de ampliação, com investimentos em torno de R$ 60 milhões.

Londrina pode se tornar referência na geração de energia a partir do biogás e do lodo gerados pelo processo de tratamento de esgoto. A cidade já tem história nesta área, visto que carros da Sanepar já foram motivos a biometano na década de 1980, na primeira estação de tratamento de esgoto do Paraná, a ETE Bom Retiro, hoje desativada.

A Sanepar vem intensificando estudos para aproveitamento de biogás há mais de 10 anos, com o desenvolvimento de vários projetos piloto e participação em pesquisas de âmbito nacional. Em 2012, através de um convênio com a Agência Alemã de Cooperação Internacional GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), levantou o potencial de aproveitamento em várias regiões do Estado, incluindo Londrina.

Infraestrutura

Diretores da Sanepar também estiveram na Prefeitura, em reunião com secretários municipais, para discutir metas e cronogramas de obras. Na pauta, foi apresentada a demanda de que a Companhia garanta infraestrutura de saneamento para atender o polo da Cidade Industrial que, em breve, abrigará 90 empresas. “Londrina é um município muito importante para a Sanepar. A cidade não para de crescer e somos parceiros da prefeitura. Temos a missão de viabilizar essa infraestrutura para a vinda de novas indústrias e de novos empregos”, destacou o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile.

Giovanna Migotto da Fonseca/Asimp

#JornalUnião

Plano para aproveitamento de biogás de ETEs de Londrina já tem recursos garantidos

Reuniões na última semana alinharam ajustes em projetos e cronogramas de obras

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.