Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Santuário de Nossa Senhora Aparecida do Norte do Paraná, na Vila Nova em Londrina, realiza neste ano, dentro da programação do Ano Jubilar, uma grande Quermesse Jubilar. O espaço completa, em 2022, 70 anos como paróquia (Jubileu de Platina) e 25 anos como Santuário (Jubileu de Prata). E, para celebrar, retoma os festejos juninos, interrompidos há dois anos por conta da pandemia do coronavírus. Haverá missas, celebrações, quermesse, show de prêmios e apresentações durante os meses de junho e julho. Toda a comunidade está convidada.

A programação tem início na festa de Corpus Christi, no dia 16 de junho, quinta-feira. Além da montagem dos tapetes, com início de madrugada, para a procissão do Santíssimo Sacramento, haverá missa e procissão às 10h. No sábado, dia 18 de junho, a comunidade realiza a primeira quermesse, que será após a missa das 18h30, e domingo, após a missa das 16h. Nas quermesses, haverá praça de alimentação para que a comunidade possa comprar e consumir comidas típicas, além de se reunir na praça em frente ao Santuário.

A Quermesse Jubilar volta no dia 25 de junho, no sábado, após a missa das 18h30, com o tradicional show de prêmios do Santuário. O ingresso custa R$ 25 e dá direito a concorrer a prêmios que vão desde televisão, lava roupas, faqueiro, churrasqueira e microondas. Esse é um costume desde 1940, quando a capelinha em honra a Nossa Senhora Aparecida foi inaugurada na Vila Nova. A comunidade doava prendas que eram sorteadas e o dinheiro arrecadado servia para obras e projetos sociais. Na época, eram doados porcos, frangos e bolos, entre outros itens. No domingo, dia 26, também haverá quermesse após a missa das 16h.

Em seguida, nos dias 2 e 3 de julho também haverá a Quermesse Jubilar após as missas das 18h30 e das 16h, respectivamente, sábado e domingo. No sábado, a missa será em ritmo sertanejo, com a peregrinação do homem do campo. Todos os grupos e entidades envolvidos com o campo estão convidados para receberem uma bênção especial. O fim de semana marca as festividades de São Pedro e São Paulo, cuja memória é celebrada no dia 29 de junho. Na liturgia da Igreja no Brasil, quando a festa cai em dia de semana, sua celebração é transferida para o fim de semana seguinte.

Cardeal

O Santuário foi o local escolhido para receber uma missa mais que especial: no dia 29 de junho (quarta-feira), a partir das 19h, o cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, celebra 65 anos de ordenação presbiteral. O cardeal foi arcebispo de Londrina entre 1982 e 1992, além de ter sido secretário da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos,  membro da Pontifícia Comissão para a América Latina, presidente da Comissão de Liturgia do Grande Jubileu do ano 2000 e arcebispo-primaz do Brasil, ocupando o cargo à frente da Arquidiocese de São Salvador da Bahia.

Estão sendo convidadas diversas autoridades episcopais, entre elas o cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo; o cardeal Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro; o cardeal Dom João Braz de Aviz, atual prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica no Vaticano; o cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo emérito de Aparecida; e Dom Orlando Brandes, ex-arcebispo de Londrina e atual arcebispo de Aparecida; além do arcebispo de Londrina, Dom Geremias Steinmetz e do núncio apostólico no Brasil, arcebispo Dom Giambattista Diquattro, que é o representante do papa Francisco. Depois da missa, haverá um jantar para convidados.

Programação Quermesse Jubilar

-16/06, Corpus Christi: missa e procissão às 10h (montagem dos tapetes, a partir das 5h)

-18/06: missa às 18h30 seguida de quermesse

-19/06: missa às 16h seguida de quermesse

-25/06: missa às 18h30 seguida de show de prêmios

-26/06: missa às 16h seguida de quermesse

-29/06: missa às 19h pelos 65 anos de ordenação presbiteral de Dom Geraldo Majella Agnelo

-02/07: missa em ritmo sertanejo às 18h30 seguida de quermesse

-03/07: missa às 16h seguida de quermesse

Fábio Luporini/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.