Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ação faz parte da Campanha Fique Sabendo e a população pode fazer testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis gratuitamente

O Centro de Testagem e Aconselhamento Dr. Bruno Piancastelli Filho (CTA), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai ampliar o horário de atendimento para a realização de testes rápidos na próxima semana. A ação faz parte da Campanha Fique Sabendo, especial para o Dia dos Namorados. De segunda-feira (14) até quinta-feira (17), o atendimento ao público será das 7h às 18h, mediante agendamento prévio.

Para fazer o teste rápido de identificação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) é preciso agendar o horário no site da Prefeitura de Londrina, clicando no link https://www.londrina.pr.gov.br/agendamentos. Para fazer o exame não é preciso estar em jejum. Basta apenas levar um documento com foto para identificação e comparecer no dia e horário agendados. O CTA fica na Alameda Manoel Ribas, 01, segundo andar, no Centro de Londrina.

Conforme explicou o enfermeiro do CTA,  Edvilson Lentine, o dia dos namorados acende um alerta, para a transmissão de Infecções Sexualmente Transmissíveis, como a aids, sífilis, hepatites B e C, e a tuberculose. “O perigo está no fato que muitos casais no início do relacionamento utilizam o preservativo, mas com o passar do tempo perdem esse hábito de se protegerem. Eles criam confiança, mesmo sem saber o histórico do parceiro. Por isso, orientamos à população para que antes de começar a ter relações sexuais, converse com seu parceiro e que faça os exames para as ISTs”, explicou Lentine.

Além do horário ampliado, aqueles que fizerem os exames vão receber também preservativos, gel lubrificante e informativos sobre a importância da prevenção das ISTs e da prática de sexo seguro. O teste rápido para as ISTs é gratuito, seguro e sigiloso. Ele aponta o diagnóstico precoce das infecções e doenças, além de ser de fácil acesso. Em casos de resultados positivos nos testes, o indivíduo é encaminhado imediatamente aos serviços médicos especializados, para iniciar o tratamento no Ambulatório de HIV/aids. Quem tiver alguma dúvida pode entrar em contato com o CTA pelos telefones 3378-0146 e 3378-0147, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.

A realização dos testes rápidos segue todas as normas da Vigilância Sanitária para evitar a propagação do novo Coronavírus. Os exames são fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de produtos registrados e controlados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA/MS).

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.