Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Mesmo sem notificações ou casos confirmados nos últimos dias, a orientação é manter os cuidados preventivos contra a doença

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa os números atualizados sobre a situação da dengue. O boletim epidemiológico de ontem, 30 indica que a cidade acumula, desde a primeira semana de janeiro, 48.847 notificações da doença. Na última semana, foram apenas sete novas notificações.

Ao todo, foram registrados 21.862 casos positivos de dengue, nenhum deles nos últimos dias. O boletim cita também os casos descartados, 5.767. Outros 19.350 estão em análise, aguardando o resultado dos exames laboratoriais.

Durante o inverno, é esperada uma queda acentuada nos casos, já que as baixas temperaturas afetam o mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. Ainda assim, a prevenção deve permanecer. “A atuação dos agentes de Controle de Endemias está focada nas localidades onde há notificações. O trabalho abrange vistorias nos imóveis e aplicação do inseticida, que é feita de forma pontual”, afirmou a diretora de Vigilância em Saúde, Sônia Fernandes.

Para impedir que a doença seja transmitida, é essencial eliminar os pontos que acumulam água, coibindo a proliferação do Aedes. Qualquer objeto ou local com água suja ou limpa, como bebedouros de animais, vasos de plantas, ralos e calhas, ou até mesmo rejeitos descartados indevidamente, podem se tornar criadouros do mosquito.

Os últimos levantamentos sobre a infestação do Aedes aegypti, realizados em Londrina, apontaram que a maior parte dos focos identificados ficam dentro dos imóveis. Por isso, a população deve continuar atenta, checando os possíveis criadouros para mantê-los limpos e sem água parada. E o Disque-Dengue funciona de segunda a sexta-feira, para denúncias sobre possíveis focos do Aedes em locais públicos ou imóveis fechados e abandonados. Basta ligar para o 0800-400-1893, das 8 às 17 horas.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.