Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Dados serão apresentados durante a reunião do Comitê Municipal de Mobilização contra o Aedes aegypti, no auditório do Hospital do Câncer

A Secretaria Municipal de Saúde de Londrina irá divulgar o resultado no 4º e último Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2018, na quinta-feira (25), às 9 horas, durante a reunião do Comitê Municipal de Mobilização contra o Aedes aegypti. A ação acontecerá no auditório do Hospital do Câncer de Londrina (HCL), na Rua Lucilla Ballalai, 212, no Jardim Petrópolis.

Para fazer o levantamento foram vistoriados cerca de 9 mil imóveis residenciais e comerciais, além de construções e terrenos baldios, de 217 localidades da zona urbana. Aproximadamente, 170 agentes municipais de endemias e do Ministério da Saúde atuam no levantamento, realizado na semana passada, de 15 a 19 de outubro.
No trabalho de campo, os profissionais de saúde fazem a vistoria a procura de água parada e de focos do mosquito. Quando são encontrados, eles fazem o recolhimento da amostra e enviam para o laboratório, para identificar se é do Aedes aegypti ou de outro mosquito. O restante dos focos é eliminado pelos agentes, os quais também orientam os moradores sobre como evitar a proliferação do Aedes.
O LIRAa é um mapeamento rápido que permite identificar como está a infestação por Aedes aegypti no município.  Também possibilita identificar quais os bairros mais críticos e quais depósitos (de focos) são predominantes na área. Com o resultado, é possível planejar as ações de controle que serão adotadas, principalmente em áreas críticas.
O Ministério da Saúde classifica que municípios com índice de infestação predial inferior a 1% estão em condições satisfatórias; de 1% a 3,9% é considerado situação de alerta e superior a 4% há risco de surto de dengue. O resultado do 3º LIRAa de Londrina, realizado em julho deste ano, apontou o índice de Infestação Predial de 1,6%, o que representou uma redução de quase três vezes em relação aos 4,7% registrados no 2º LIRAa de 2018, finalizado em abril.
Cuidados com o Aedes

Após as chuvas intensas que caíram na cidade, na semana passada, causando destruição em diversos locais, a Secretaria Municipal de Saúde alerta a comunidade londrinense sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Isso porque as chuvas favorecem a concentração de água parada em recipientes, lixos e outros locais, que podem se tornar criadouros para o Aedes.
Segundo a gerente de Vigilância Ambiental, Diana Martins, a população deve vistoriar seus quintais, dando atenção especial a lugares como ralos, calhas, lixos e vasos de plantas. “Encontrando água parada nestes lugares, é necessário eliminá-los e colocar os lixos e recipientes para a coleta pública. Não podemos descuidar, visto que com as chuvas e o calor há um risco iminente do mosquito surgir”, alertou.
O combate ao mosquito transmissor da dengue e de outras doenças deve ser constante. Por isso, é necessário vistoriar, pelo menos duas vezes na semana, locais que podem acumular água, como bebedouros de animais, vasos de plantas, diversos tipos de recipientes, ralos de banheiros, jardins, entre outros.  A Secretaria de Saúde disponibiliza um checklist dos pontos que merecem atenção, no link https://goo.gl/Rozyn9.
Dayane Albuquerque/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.