Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Edital abrange tratamentos que ainda não são fornecidos na rede pública de saúde; previsão é atingir 100 mil procedimentos ao ano

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está com chamamento público aberto para contratar serviços de fisioterapia. A medida atende a Portaria de Consolidação 001/2017, do Ministério da Saúde, e tem o objetivo de promover a contratação de pessoas jurídicas da rede particular, para oferecer aos usuários da rede de saúde do Município o atendimento e tratamento em diversas áreas da fisioterapia. Com os novos contratos, a Saúde busca reduzir o tempo de espera para os encaminhamentos.

Os interessados podem acessar o edital completo, mais seus anexos, na página de Licitações, do Portal da Prefeitura, pelo link bit.ly/Edital012019Saude .

Pelo chamamento, o Município pretende contratar clínicas e empresas que tenham interesse em prestar atendimentos de fisioterapia na rede pública de saúde. Os proponentes podem se candidatar a um dos dois lotes de serviços disponíveis, ou ambos. O lote 01 abrange atendimentos de fisioterapia motora, neurológica, respiratória, vascular e uroginecológica, sendo que estas duas últimas modalidades ainda não são ofertadas pela rede municipal de Saúde. E o lote 02 contempla apenas a fisioterapia aquática, ou hidroterapia.

Podem concorrer empresas já conveniadas ao Município e outras que queiram atender de forma complementar o Sistema Único de Saúde (SUS). As propostas com a documentação comprobatória devem ser entregues na Diretoria de Regulação da Atenção à Saúde (DRAS). O endereço é Avenida Theodoro Victorelli, 103, e o horário de atendimento das 12 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

As empresas interessadas deverão comprovar que possuem capacidade técnica e operacional mínima, exigida pelo edital, para realização dos atendimentos. De acordo com a coordenadora de Gestão de Contratos e Oferta da Saúde, Camila Moliani Ferri, essa comprovação se dá, em um primeiro momento, com a apresentação dos documentos. “O processo também inclui uma visita ao local, por comissão técnica, e confirmando os requisitos, é iniciada a contratualização com o Município, com prazo inicial de 60 meses”, detalhou.

Atualmente, o Município conta com três prestadores de serviço para fisioterapia, que atendem cerca de 1.200 pacientes mensalmente, e outros dois para hidroterapia, com 430 usuários atendidos ao mês. “Com base na atual demanda por esses tratamentos, nossa perspectiva é que, com os novos contratos, o aumento das vagas ofertadas reduza o tempo de espera que os pacientes enfrentam no momento. Hoje, são realizados cerca de 90.000 procedimentos por ano, ou seja, cerca de 7.500 por mês. A intenção é aumentar para 100.000 procedimentos ao ano, isto é, cerca de 800 procedimentos a mais por mês”, explicou Camila.

Os valores mensais previstos para atendimento total da demanda dos serviços de fisioterapia no lote 01 serão de aproximadamente 4.999 sessões por mês. Para o lote 02, a estimativa é de 3.334 sessões em cada mês. Os repasses que serão oferecidos pelas consultas e procedimentos são estipulados pelo Ministério da Saúde, conforme tabela SUS para serviços de fisioterapia motora, neurológica, respiratória, uroginecológica, vascular e hidroterapia, de níveis de média complexidade.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.