Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os atendimentos no CTA continuam com horário ampliado até esta sexta-feira (19) e haverá plantão no sábado (20)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) continua oferecendo testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), aconselhamento e distribuição de kits preventivos durante a semana marcada pelo Carnaval. Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura intensifica nesse período do ano os trabalhos de prevenção, diagnósticos e orientação especializada à população. Os atendimentos estão ocorrendo com horário ampliado no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), apenas mediante agendamento eletrônico no Portal da Prefeitura de Londrina.

Somente até esta sexta-feira (19), o CTA funcionará com horário estendido, das 7h às 18h. E no sábado, o local terá horário especial das 8h às 13h. Os agendamentos respeitam intervalo mínimo de 30 minutos entre um e outro atendimento, e todas as medidas sanitárias e de segurança estão sendo mantidas. O CTA fica localizado na Alameda Manoel Ribas, 01, Centro.

As atividades integram a Campanha Fique Sabendo, realizada pela SMS, por meio do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS/Sífilis/Hepatites B e C e Tuberculose.

Nos atendimentos, é possível realizar os testes rápidos gratuitos para HIV, sífilis e hepatites B e C, com acompanhamento e suporte da equipe do CTA. Os profissionais dão todas as orientações e explicações sobre as eventuais dúvidas que o público tiver, antes e após o resultado final dos exames, prestando apoio emocional e ajudando as pessoas a refletirem sobre os riscos que podem correr. Também são distribuídos kits com informativos, preservativos masculino e feminino e gel lubrificante.

Segundo o enfermeiro do CTA, Edvilson Lentine, é essencial continuar conscientizando a população, permanentemente, sobre a importância da prevenção a essas infecções. “Mesmo com a pandemia da Covid-19, sabemos que as relações entre as pessoas continuam, e o período de Carnaval ainda continua exigindo uma atenção especial. Principalmente entre os mais jovens, que se reúnem em festas e eventos e podem ter alguma relação sexual desprotegida. Então, é necessário que haja a oportunidade para que o público receba o atendimento adequado quando procurarem os serviços ofertados na saúde municipal. Os exames são rápidos e todos os procedimentos, desde a abordagem inicial até o resultado, duram em torno de 30 a 45 minutos, no máximo”, afirmou.

Todos os testes são realizados de acordo com as normas do Ministério da Saúde, com produtos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA/MS), e por ela controlados. Conforme cada caso, também pode ser fornecida a Profilaxia Pós-exposição (PEP), como medida de prevenção de urgência a infecções pelo HIV, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis. Em caso de diagnóstico positivo para alguma doença, o CTA conversa com as pessoas e faz o encaminhamento aos serviços especializados do Município para início adequado dos tratamentos.

Lentine lembrou que, antes da pandemia, era possível ampliar as ações da Campanha Fique Sabendo com visitas e abordagens em espaços públicos e outros ambientes. “Nesses locais, antes eram realizados trabalhos de orientação, indicações sobre serviços de saúde e entrega de kits. Foi necessário readequar as formas de alcance, implantar o agendamento de horário, centralizar os atendimentos. Mas o importante é que o programa do Município sempre manteve os diagnósticos, tratamentos e acompanhamentos ao público, que pode procurar pelo CTA e outros serviços a qualquer momento, contando com o suporte necessário”, completou.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.