Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os atendimentos no CTA continuam com horário ampliado até esta sexta-feira (19) e haverá plantão no sábado (20)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) continua oferecendo testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), aconselhamento e distribuição de kits preventivos durante a semana marcada pelo Carnaval. Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura intensifica nesse período do ano os trabalhos de prevenção, diagnósticos e orientação especializada à população. Os atendimentos estão ocorrendo com horário ampliado no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), apenas mediante agendamento eletrônico no Portal da Prefeitura de Londrina.

Somente até esta sexta-feira (19), o CTA funcionará com horário estendido, das 7h às 18h. E no sábado, o local terá horário especial das 8h às 13h. Os agendamentos respeitam intervalo mínimo de 30 minutos entre um e outro atendimento, e todas as medidas sanitárias e de segurança estão sendo mantidas. O CTA fica localizado na Alameda Manoel Ribas, 01, Centro.

As atividades integram a Campanha Fique Sabendo, realizada pela SMS, por meio do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS/Sífilis/Hepatites B e C e Tuberculose.

Nos atendimentos, é possível realizar os testes rápidos gratuitos para HIV, sífilis e hepatites B e C, com acompanhamento e suporte da equipe do CTA. Os profissionais dão todas as orientações e explicações sobre as eventuais dúvidas que o público tiver, antes e após o resultado final dos exames, prestando apoio emocional e ajudando as pessoas a refletirem sobre os riscos que podem correr. Também são distribuídos kits com informativos, preservativos masculino e feminino e gel lubrificante.

Segundo o enfermeiro do CTA, Edvilson Lentine, é essencial continuar conscientizando a população, permanentemente, sobre a importância da prevenção a essas infecções. “Mesmo com a pandemia da Covid-19, sabemos que as relações entre as pessoas continuam, e o período de Carnaval ainda continua exigindo uma atenção especial. Principalmente entre os mais jovens, que se reúnem em festas e eventos e podem ter alguma relação sexual desprotegida. Então, é necessário que haja a oportunidade para que o público receba o atendimento adequado quando procurarem os serviços ofertados na saúde municipal. Os exames são rápidos e todos os procedimentos, desde a abordagem inicial até o resultado, duram em torno de 30 a 45 minutos, no máximo”, afirmou.

Todos os testes são realizados de acordo com as normas do Ministério da Saúde, com produtos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA/MS), e por ela controlados. Conforme cada caso, também pode ser fornecida a Profilaxia Pós-exposição (PEP), como medida de prevenção de urgência a infecções pelo HIV, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis. Em caso de diagnóstico positivo para alguma doença, o CTA conversa com as pessoas e faz o encaminhamento aos serviços especializados do Município para início adequado dos tratamentos.

Lentine lembrou que, antes da pandemia, era possível ampliar as ações da Campanha Fique Sabendo com visitas e abordagens em espaços públicos e outros ambientes. “Nesses locais, antes eram realizados trabalhos de orientação, indicações sobre serviços de saúde e entrega de kits. Foi necessário readequar as formas de alcance, implantar o agendamento de horário, centralizar os atendimentos. Mas o importante é que o programa do Município sempre manteve os diagnósticos, tratamentos e acompanhamentos ao público, que pode procurar pelo CTA e outros serviços a qualquer momento, contando com o suporte necessário”, completou.

NCPML

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios