Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Projeto utiliza videoconferências para repassar informações sobre a doença; mais de 2.400 funcionários já participaram

Por meio da legislação municipal e estadual, diversos segmentos do comércio, indústrias e empresas de Londrina retomaram seu funcionamento durante a pandemia de coronavírus. Para resguardar clientes e funcionários, várias medidas de prevenção se tornaram obrigatórias, como distanciamento social, higienização das mãos e superfícies, uso das máscaras, horário de funcionamento diferenciado, entre outras.

E para que essas medidas sejam aplicadas corretamente no ambiente de trabalho, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando videoconferências com sindicatos, condomínios, associações de classe, funcionários e proprietários de empresas e estabelecimentos comerciais. O objetivo é orientar, de forma adequada à cada segmento, quais as formas eficazes de prevenir o contágio e a transmissão do COVID-19.

A iniciativa é executada por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que por integrarem os grupos de risco para COVID-19 estão trabalhando de forma remota. Os servidores, entre fisioterapeutas, dentistas, psicólogos, profissionais de Enfermagem, dentre outros que integram o NASF, já contataram 21 empresas de construção civil, prestação de serviço e indústrias, atingindo cerca de 2.400 funcionários.

A ação integra o projeto da Universidade Estadual de Londrina (UEL), “Saúde em Tempos de Covid-19: como se proteger e evitar a disseminação”, onde a Prefeitura atua como parceira. De acordo com a diretora de Atenção Primária da SMS, Valeria Cristina Almeida de Azevedo Barbosa, as videoconferências incentivam os cuidados com a saúde no ambiente de trabalho. “O foco é na prevenção ao novo coronavírus, para evitar contágio e transmissão no local de trabalho, e evitando novos casos nas famílias desses trabalhadores, com as medidas praticadas nas casas também”, citou.

A diretora destacou que os profissionais fazem contato com um grupo de funcionários, priorizando os que atuam na área de segurança do trabalho, e eles são responsáveis por transmitir o conteúdo aos demais. “Essas palestras são feitas em videoconferência, com orientações sobre o uso correto das máscaras, como higienizar as mãos, os equipamentos compartilhados no trabalho, inclusive a forma segura de fazer troca das roupas. E quem participou, repassa aos demais colegas”, explicou.

O projeto foi elaborado pelas professoras da UEL, Celita Salmaso Trelha e Michelle Moreira Abujamra Fillis, que também atua pelo Município. Segundo a fisioterapeuta Michelle, cada apresentação é desenvolvida com base nas necessidades dos participantes. “Reforçamos quais os sinais e sintomas do Covid-19, apresentamos as unidades de atendimento que a Prefeitura disponibiliza para os pacientes, e tiramos as dúvidas que eles trazem durante a palestra”, comentou.

Dos contatos feitos com os participantes das palestras, surgem também orientações repassadas aos responsáveis, para que o local de trabalho tenha mais segurança e menor risco de transmissão do novo coronavírus. “Por exemplo, em uma ocasião nos questionaram se, após lavar as mãos, ao invés do papel toalha pode ser utilizada a máquina de ar, que é o que a empresa oferece. Pesquisamos e descobrimos que esses aparelhos aumentam, e muito, a dispersão de gotículas, e facilita a transmissão do vírus. Então fizemos a sugestão para que readequassem. Nos condomínios residenciais, o lixo é o que mais facilita o contágio se não for armazenado de forma adequada. Então surgem algumas propostas de melhorias, que descobrimos conforme as particularidades de cada setor”, citou.

Além da videoconferência, o projeto encaminha um material de apoio para auxiliar na continuidade das práticas de prevenção. Interessados podem entrar em contato através do e-mail prevencao.covid@saude.londrina.pr.gov.br.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.