Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ação educativa será em São Luiz, com a participação de alunos da rede municipal, equipe da UBS do distrito e Guarda Municipal

A comunidade do distrito de São Luiz participa, na terça-feira (9), às 9 horas, do “Panelaço contra o Aedes aegypti”, promovido pela Coordenação de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A ação tem apoio da UBS do distrito e conta com a participação dos alunos da Escola Municipal Francisco Aquino Toledo e do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) João Rampazzo.

A concentração será na praça central do distrito, e o ônibus da Guarda Municipal também estará presente. De acordo com a educadora em Endemias da SMS, Lucimara Vasconcelos, essa será uma oportunidade para lembrar os moradores sobre os perigos que o mosquito oferece. “Será um trabalho de prevenção, já que não há registros de pessoas com dengue em São Luiz. Mas é importante alertar a população para que mantenha os cuidados, e que continuem sem focos do mosquito ou casos da doença”, afirmou.

Além de uma passeata pelo distrito, o evento vai oferecer algumas atividades para a população. Os agentes de Endemias vão apresentar maquetes e exposições do Aedes aegypti, conscientizando sobre a dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela. Serão distribuídos panfletos com orientações, e a equipe da UBS fará aferição de pressão e testes de glicemia.

De acordo com Lucimara, outro tema abordado na terça-feira (9) serão os animais peçonhentos. “Também vamos falar sobre esses animais, como cobra, aranha, escorpião, e os riscos que eles oferecem, pois é alta a preocupação sobre isso na região. Então vamos levar informações e fazer um alerta para que a população se previna, chamando a atenção para essas e outras questões”, frisou.

UBS Vila Brasil

Na segunda-feira (8), dentro das atividades especiais da UBS da Vila Brasil para a Campanha Outubro Rosa, os agentes de Endemias estarão na unidade, das 8h30 às 14 horas. Os pacientes poderão conferir a exposição com mostruário de bicho barbeiro, caramujo transmissor de esquistossomose; caramujo africano; leishmaniose e o escorpião.

A ação educativa irá abordar ainda o Aedes aegypti, com informações preventivas para combater a proliferação do mosquito. “Nossas atividades focam na conscientização dos moradores. E um dos temas que sempre reforçamos nessas atividades é quanto à maneira correta de armazenar e descartar resíduos, pois o lixo pode se tornar um foco de proliferação dos animais que transmitem doenças”, contou Lucimara.

Juliana Gonçalves/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.