Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na segunda-feira (24), trecho da via que é campeã em mortes no trânsito passa a contar sinalização exclusiva para pedestres

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) realiza nesta segunda-feira (24), a partir das 8 horas, a implantação de nova sinalização viária no segundo local escolhido para receber as intervenções da campanha “Olhe e Sinalize”. O ponto selecionado é a faixa de pedestres localizada na avenida Saul Elkind, ao lado  da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (PM), no conjunto Sebastião de Melo, região norte de Londrina. A atividade será acompanhada de orientação e fiscalização do fluxo por agentes da companhia.

A seleção da área se deu em função da grande circulação de veículos e da alta concentração de polos geradores de tráfego nos arredores. “Além da 4ª Companhia, nas proximidades há uma unidade do Sesc, diversos estabelecimentos comerciais e o Hospital da Zona Norte”, explica Carlos Eduardo Ribeiro, coordenador de Educação da CMTU.

Outro fator que motivou a escolha são os índices de acidentes registrados na via. De acordo com o Placar do Trânsito, a Saul Elkind é a avenida municipal que mais teve ocorrências fatais entre janeiro e junho deste ano. Foram seis óbitos contabilizados, sendo dois por atropelamento. “O vai-e-vem de gente é muito grande, daí a necessidade de reforçar entre pedestres e motoristas o respeito à faixa”, afirma Ribeiro.

No local, placas exclusivas da campanha e demarcações na pista, posicionadas antes da travessia, vão indicar aos condutores a presença de pedestres. A sinalização vertical ficará responsável por orientar o pedestre a olhar para os dois lados e estender o braço demonstrando a intenção de atravessar. “A ideia é uma mudança de cultura. Não basta somente usar a faixa, queremos que as pessoas se façam visíveis aos automóveis, estabeleçam contato visual com quem está no carro e só então, com os veículos devidamente imobilizados, iniciem a travessia”, ressalta.

Ribeiro conta que, desde o lançamento da “Olhe e Sinalize”, na última terça-feira (18), muita gente tem procurado os fiscais da companhia para elogiar a iniciativa. “A população tem nos dado um retorno bastante positivo. Tem cobrado mais fiscalização e indicados lugares para receber as intervenções”, relata.  

Na primeira etapa do programa, 11 pontos vão receber as novas placas e pinturas. A expectativa da CMTU é que gradativamente esse número seja ampliado, levando a campanha para todas as regiões da cidade. “Muitos acham que as leis de trânsito servem só para a área central, mas o respeito ao pedestre e às faixas de segurança deve ocorrer em toda e qualquer via, inclusive nos bairros”, afirma o coordenador.

Campanha

Concebida como uma evolução do “Pé na faixa”, a iniciativa “Olhe e sinalize” pretende instaurar, entre motoristas e em pedestres, novos comportamentos na hora de atravessar as ruas e avenidas. Além de buscar convencer o pedestre a fazer a passagem somente nos locais adequados, o programa se propõe a incutir o hábito de aguardar na calçada, estender o braço para indicar a intenção de passar, olhar para os dois lados da via e visualizar claramente o condutor antes da travessia.

Para isso, a CMTU aposta na implementação de nova sinalização viária, além da veiculação de peças publicitárias na internet, em outdoors e emissoras de rádio e televisão. A companhia tem feito contato com veículos de comunicação para buscar apoio na divulgação da proposta. No primeiro semestre de 2017, foram 177 pessoas atropeladas em Londrina e 13 delas morreram. Do total de ocorrências, somente três aconteceram nas faixas de segurança, o que demonstra a necessidade de estabelecer entre a população a ideia desses locais como espaços mais seguros ao pedestre.

NC/PML 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.