Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Trabalho final, com plano de ação e estratégias, desenvolvido pela Fundação CERTI, será divulgado no dia 19 de fevereiro a lideranças da cidade

No dia 19 de fevereiro, o Sebrae/PR, em parceria com diversas entidades representativas da cidade, apresentará, oficialmente, o Planejamento do Ecossistema de Inovação de Londrina. Elaborado pelos pesquisadores da Fundação CERTI, a partir da análise da vocação e potencial do município, e do levantamento de oportunidades e tendências de mercado, o documento traz um plano de ação de médio e longo prazo para fomentar o desenvolvimento local a partir da inovação em cinco áreas prioritárias: saúde, agronegócio, tecnologia da informação e comunicação (TIC), química e materiais, e eletrometalmecânica.

O coordenador estadual de ecossistemas de inovação do Sebrae/PR, Heverson Feliciano, diz que Londrina possui ativos, mas faltava integrar e conectar os diferentes setores, academia, entidades e empresas. Segundo ele, as áreas destacadas na pesquisa possuem alto potencial de inovação e respaldo científico e tecnológico instalados na cidade. O trabalho começou em maio de 2016 com o mapeamento de informações e entrevistas com lideranças políticas e empresariais, além de pesquisadores de Londrina.

Agora, a equipe da Fundação CERTI voltará a Londrina para fazer a apresentação final, divulgar o plano de ação e as estratégias a serem seguidas. Uma das propostas é criar uma governança para realizar a gestão do ecossistema. “A partir de agora, o objetivo é integrar as ações para potencializar o desenvolvimento e transformar Londrina em um polo de inovação”, pontua Feliciano, lembrando que o planejamento envolveu mais de 70 lideranças do município.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Claudio Tedeschi, diz que a cidade deve percorrer um novo ciclo econômico protagonizado pela tecnologia da informação e comunicação. Com vários ativos instalados na cidade, desde empresas, até aceleradoras, incubadoras, startups, universidades e institutos capazes de formar mão de obra especializada, o setor tem a vantagem de ser transversal, ou seja, ele “conversa” e oferece soluções para todos os segmentos. “Londrina tem certa dificuldade na atração de indústrias por estar longe de portos. Na área de TIC, porém, os serviços podem ser prestados a distância”, pondera.

Na opinião do presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Reinaldo Gomes Ribeirete, o planejamento veio no momento certo, junto com a chegada de uma multinacional indiana da área de TI a Londrina. “Há tempos já se fala que a cidade é referência em inovação na área de TIC, mas faltava um direcionamento”, aponta. Segundo ele, a inovação pode estar presente em todos os segmentos, tanto na prestação de serviços como na indústria. “Queremos construir um polo forte e melhorar as receitas do município, que são pequenas em relação ao potencial instalado”, adianta.

Para o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Ary Sudan, Londrina caminha para ser um grande centro de tecnologia e inovação. Ele acrescenta que o planejamento do ecossistema vai integrar e fortalecer os vários movimentos que já ocorrem de maneira isolada. “O plano de ação será uma grande ferramenta para atrair novas empresas, aproveitar melhor o que já está sendo feito e transformar Londrina em uma cidade desejada”, argumenta.

Na avaliação do presidente do Sindicato da Indústria de Tecnologia da Informação do Paraná (Sinfor-PR), Marcus Friedrich Von Borstel, o projeto confirmou as tendências discutidas nos últimos anos em Londrina, como Internet das Coisas e Cidades Inteligentes. “O setor de TIC já é pujante na cidade e na região”, atesta. Para ele, a tecnologia ganhará duas vezes com o planejamento porque, além de ter sido elencada como área prioritária, é capaz de influenciar e apresentar soluções para todos os outros setores considerados de destaque.

O Planejamento do Ecossistema de Inovação de Londrina, elaborado pela Fundação CERTI, é uma iniciativa do Sebrae/PR, em parceria com a Acil; Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal); Central de Inovação, Desenvolvimento e Negócios Tecnológicos (Cintec); Fiep/Sesi/Senai/IEL; Sercomtel Participações; Sicoob; Sicredi; Sindicato Rural Patronal de Londrina; Sindimetal Londrina; Sinduscon Norte-PR; Sinfor-PR;  e Sociedade Rural do Paraná (SRP).

Apresentação

A apresentação do Planejamento do Ecossistema de Inovação de Londrina será realizada no dia 19 de fevereiro, segunda-feira, a partir das 8h30, no escritório do Sebrae/PR, que fica na avenida Santos Dumont, 1.335, Bairro Aeroporto, em Londrina.

Asimp/Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.