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Grupo de 15 empresas na cidade foram selecionadas por edital para participar do Programa

Na quinta-feira (11), o Sebrae/PR lançou em Londrina, o Projeto Empresas de Alto Potencial, que tem como objetivo auxiliar na transformação de empresas de alto potencial em empresas com padrões internacionais de competividade. Os 15 participantes foram selecionados por meio de edital. O Programa terá a duração de dois anos e no Paraná atenderá um total de 85 empresas.

Um pequeno negócio de alto potencial, conforme explica Ricardo Magno, consultor do Sebrae/PR,  é uma empresa que apresenta potencial de crescimento e elevada capacidade de se diferenciar e gerar valor por meio da inovação. “Queremos prepará-las para o crescimento acelerado. A intenção é promover expansão de mercado (faturamento) e eficiência na gestão (lucratividade), por meio de capacitações, orientações e consultorias nas áreas de maturidade de gestão, inovação e crescimento econômico sustentável”, informa Magno. Ele acrescenta que os resultados esperados são o aumento médio de 20% no faturamento e de 30% na maturidade de gestão.

O Programa prevê a realização de seminários sobre estratégias e planejamento, diagnóstico (maturidade da estratégia atual, análise de mercado e pesquisa com clientes e concorrentes), proposição de estratégias (fixação de metas frente às oportunidades mapeadas), portfólio de estratégias e projetos para viabilizar o crescimento e implementação do controle estratégico.

Durante o lançamento, o especialista Mario Nei Paccagnan, um dos consultores do Programa Alto Potencial, apresentou como será o plano de expansão das empresas participantes. “Após a etapa de sensibilização, vamos para dentro da empresa para coletar dados sobre maturidade e organização, conhecer o mercado e levantar a opinião de clientes para traçar as estratégias. O Programa vai “oxigenar” as ideias, dar inspiração e promover trocas de experiências entre os participantes, que vão contribuir com a elaboração de estratégias”, conta Paccagnan.

Para ele, a análise de mercado é uma das ferramentas mais importantes para a expansão. “É necessário olhar o mercado, os concorrentes e os próprios clientes para construir um relatório de mercado. Após a análise crítica do relatório, passamos para as estratégias de expansão. Vamos montar um método e um modelo para cada empresa participante, já que o grupo é formado por negócios variados”, relata Mario Nei Paccagnan.

Expansão de Fronteiras

A startup londrinense Yuze, que oferece utensílios de cozinha em cerâmica foi uma das selecionadas pelo edital. A Yuze é uma spin-off (termo utilizado para designar o processo de cisão entre empresas e o surgimento de uma nova empresa) da Angelus Ciência e Tecnologia, também de Londrina, e nasceu dentro da incubadora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), em 2012. A startup tem 16 produtos no mercado, entre moedores, abridores, afiadores e facas, com clientes distribuídos em 23 estados brasileiros.

A empresa exporta para a América Latina e tem uma parceria com um grupo suíço, que distribui a tecnologia em mais de 20 países europeus. O foco, o Programa Alto potencial é a expansão nacional. “Estamos otimistas com os resultados desde que soubemos sobre a existência desse Programa”, conta Guilherme Eiras, que comanda a empresa.

Asimp/Sebrae

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