Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Projeto Londrina ITX será realizado em parceria com a Softex

O Sebrae/PR selecionou 10 micros e pequenas empresas da área de Tecnologia da Informação (TI), sediadas no norte do Paraná, para participar do Projeto Londrina ITX, realizado em parceria com a Softex – executora de políticas públicas do governo federal para o setor de TI. O objetivo é preparar os negócios para atuar no mercado internacional e ganhar competitividade global.

A consultora do Sebrae/PR, Danubia Milani, explica que 35 empresas demonstraram interesse em acelerar o processo de internacionalização. As selecionadas receberão, durante o período de cinco meses, consultorias especializadas, individuais e coletivas, em “Go to Market”. Duas delas serão escolhidas para participar de uma das principais conferências de TI no mundo, o Gartner Symposium/ITxpo 2018, em Orlando, no mês de outubro.

“Além da capacitação, todas as empresas integrantes do projeto participarão de uma missão Latam, na Colômbia, em setembro deste ano”, detalha Danubia.

Desde 2005, a Softex desenvolve, em conjunto com a Apex-Brasil e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), um programa de internacionalização competitiva de software e serviços de TI. O objetivo é fomentar novas oportunidades de negócios no mercado internacional e fortalecer a imagem de competência da indústria nacional.

“É importante destacar que se trata de uma abordagem inovadora, pois analisa e qualifica a maturidade das empresas. Além disso, ela trabalha a forma mais assertiva - de construir a oferta de Londrina e região para os mercados internacionais”, explica o gerente de desenvolvimento de mercado da Softex, Guilherme Amorim.

Durante as capacitações, as empresas selecionadas terão acesso a atividades estratégicas e as outras 25 interessadas receberão um conteúdo preparatório para o processo de internacionalização.  Há reuniões e workshops agendados para ocorrer em Londrina e São Paulo, além de treinamentos presenciais e online.

A intenção é que, ao final do projeto, as empresas tenham mudado a cultura interna, melhorado métricas e processos para realizar, de forma assertiva, uma operação internacional, que pode abranger desde parcerias estratégicas, até a abertura de uma filial do negócio fora do país, ou captação de recursos, por exemplo.

O diretor-executivo da Effortech, Josué Perez Colucci, diz que tem visitado países, como os Estados Unidos, e a intenção é levar uma filial do negócio para lá e atuar em pesquisa em desenvolvimento ou mesmo em marketing. “Estamos buscando o ‘global mindset’ desde o ano passado”, revela. Segundo ele, a empresa tem condições de atender o mercado norte-americano. “Queremos muito abraçar o projeto e ser um case de sucesso. Estamos muito empolgados”, afirma.

Para o diretor e co-fundador da Forlogic Software, Jeison Arenhart de Bastiani, a expectativa é que o projeto leve informações sobre o mercado internacional e apoie as mudanças nos processos internos para que a empresa consiga atender lá fora. “Temos intenção de internacionalizar o negócio, é nosso plano de médio prazo prospectar novos mercados, mas precisávamos de ajuda profissional”, conta.

O sócio-diretor da Weblite, Rogério Chimentão, avalia que a participação no Londrina ITX representa uma ótima oportunidade para empresas de pequeno porte se posicionarem melhor no mercado. “Esperamos melhorar a nossa performance na apresentação dos produtos e alavancar mais negócios”, diz. O objetivo, segundo ele, é entrar no mercado latino-americano.

Também participarão do Projeto Londrina ITX as empresas: LB2 Consultoria e Treinamento; Leanwork; Mabtec; Sistema Lift; Solintel; Tamppa; e TZM.

Adriano Oltramari/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.