Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Objetivo é debater as políticas públicas voltadas ao tema; inscrições já estão abertas

Secretaria da Mulher oferece curso sobre enfrentamento à violência
Objetivo é debater as políticas públicas voltadas ao tema; inscrições já estão abertas

Com o propósito de debater as "Políticas Públicas de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher", a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres oferece um curso de capacitação sobre o tema. As atividades acontecem nos dias 27 e 29 de novembro e 5 e 7 de dezembro, sempre das 13h às 18h, no Auditório da Prefeitura de Londrina, situada à avenida Duque de Caxias, 635.

São disponibilizadas 50 vagas para o curso, direcionadas a profissionais dos serviços municipais e estaduais da rede de atendimento às mulheres em situação de violência, contemplando as áreas da saúde, assistência social, segurança pública, justiça e educação. O público-alvo inclui ainda conselheiros municipais dos direitos da mulher, estudantes, pesquisadores e representantes de organizações não governamentais com atuação nesse âmbito.

No dia 27, a professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Sandra Lourenço apresentará uma abordagem teórica e conceitual da violência contra a mulher. A exposição inclui tópicos como o conceito de gênero e violência contra a mulher, o processo de institucionalização das políticas de enfrentamento da violência contra a mulher e dados epidemiológicos.

As Diretrizes da Política Nacional de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher serão o foco do encontro no dia 29, segunda aula do curso. Na ocasião, serão apresentados marcos legais na luta contra a violência à mulher como a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340), Lei do Feminicídio (Lei nº 13104/2015) e algumas normativas nacionais para o atendimento de mulheres em situação de violência.

Já no dia 5 de dezembro, o tema será “Atendimento às mulheres em situação de violência no município de Londrina: organização da rede municipal de enfrentamento da violência contra a mulher: serviços, protocolos e fluxos”. As atividades do curso terminam no dia 7, quando serão debatidas as “Ações intersetoriais no enfrentamento da violência contra a mulher: apresentação das ações no âmbito das áreas de assistência social, saúde, educação, segurança pública e justiça”.

Segundo a assessora de Planejamento da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Elaine Galvão, o curso tem como objetivo capacitar servidores e membros da sociedade civil para a identificação de casos de violência contra a mulher e acolhimento das vítimas. “Nosso objetivo é preparar essas pessoas para que consigam identificar casos de violência e acolher as mulheres, portanto convidamos todos que de alguma forma lidam como esse público a participar. Nossa ideia é ampliar as ações de prevenção, além de melhorar o processo de recepção, fazendo uma abordagem sensível e o encaminhamento à rede de atendimento às mulheres em situação de violência”, disse.

O curso integra a programação da campanha “16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, cujo objetivo é fortalecer o combate à violência contra a mulher, vinculado movimentos contra o racismo, a Aids e a violação dos direitos humanos. De 20 de novembro a 7 de dezembro será realizada uma série de atividades para debater e conscientizar a população sobre o tema.

Inscrições

Interessados em participar do curso devem se inscrever de forma online pelo portal da Prefeitura, na seção da Escola de Governo, disponível no endereço escoladegoverno.londrina.pr.gov.br/login/index.php. Os servidores podem realizar o acesso normalmente, enquanto o público externo deverá criar um cadastro no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Após fazer login, o usuário tem que acessar a opção “Política Para as Mulheres”, selecionar o curso desejado e concluir o procedimento usando a chave de inscrição “MULHER-2018”. Mais informações, pelo 3378-0119 ou mulher@londrina.pr.gov.br.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.