Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Encontro marcará o Dia Mundial da Educação e tratará sobre as iniciativas exitosas em tempos de pandemia

A secretária municipal de Educação de Londrina, Maria Tereza de Moraes, vai palestrar ao lado do secretário da Educação de Portugal, João Costa, nesta terça-feira (28), às 10 horas, durante um encontro virtual para discutir educação em tempos de pandemia. A iniciativa será transmitida pela internet, no http://bit.ly/webinar_educacao_covid-19 e os interessados devem se inscrever clicando aqui.

O evento marcará o Dia Mundial da Educação (28/04) e será o 1º Webinário da Coalização de Parlamentares que coordenam a Comissão Externa de Acompanhamento dos Trabalhos do Ministério da Educação (COMEX/MEC). A temática escolhida foi o “Acesso à Educação Durante a Pandemia”. A intenção é apresentar os casos práticos adotados pelo sistema educacional brasileiro e internacional durante a pandemia gerada pelo novo coronavírus, que causa a doença Covid-19. Assim, os especialistas debaterão como a tecnologia pode e vem sendo utilizada para minimizar os impactos do isolamento social e, consequentemente, das suspensões das aulas presenciais.

Estão convidados para acompanhar os debates estudantes, professores, gestores e demais interessados no tema. Segundo a secretária municipal de Educação, as ações realizadas em Londrina têm dado muito certo e podem vir a servir de exemplos para outros municípios brasileiros. Isso porque, quase todos os alunos já retiraram os kits com o material escolar, visto que apenas 200 pais ainda não buscaram.

 “Nossa participação nesse debate é importante, porque durante muitos anos tentamos trazer a família para o ambiente escolar. Agora, devido ao isolamento social, a solução foi levarmos a escola para dentro da família e da casa dos alunos. Temos visto que as iniciativas que estamos realizando estão dando certo. É isso que está norteando nossos trabalhos com essa instituição tão importante que é a escola”, disse a secretária.

Sobre os palestrantes

O secretário de Educação de Portugal, João Costa, é membro do conselho de orientação do projeto Futuro da Educação e Competências da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Ele irá analisar o resultado da aplicação de aulas pela internet e do uso de tecnologias em prol do ensino a distância.

Já Maria Tereza Paschoal de Moraes é secretária Municipal de Educação de Londrina, professora, advogada, pós-graduada em Liderança e Gestão Pública pelo CLP, com módulo internacional na Harvard Kennedy School nos Estados Unidos, Líder RAPS e vencedora do Prêmio Espírito Público no Brasil – Educação em 2018. Ela foi a primeira secretária municipal de Educação de Londrina selecionada por meio de um processo seletivo nacional para o cargo, em que foi aprovada em primeiro lugar. Durante sua administração frente à pasta londrinense, a secretária criou a Central Única de Vagas para creches, para acabar com as filas para o serviço. Antes disso, foi secretária Municipal de Educação de Ourinhos, no interior de São Paulo.

Frederico da Costa Amâncio é formado em Administração pela Universidade de Pernambuco e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. É conhecido como Fred Amâncio. Ele está secretário de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco e vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias de Educação (Consed). Recebeu, em 2019, a medalha e diploma Mérito Educacional Professor Paulo Freire, homenagem concedida às pessoas físicas ou instituições que se destacam pelo exercício docente e trazem trajetórias bem-sucedidas no campo da educação.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.