Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Encontro marcará o Dia Mundial da Educação e tratará sobre as iniciativas exitosas em tempos de pandemia

A secretária municipal de Educação de Londrina, Maria Tereza de Moraes, vai palestrar ao lado do secretário da Educação de Portugal, João Costa, nesta terça-feira (28), às 10 horas, durante um encontro virtual para discutir educação em tempos de pandemia. A iniciativa será transmitida pela internet, no http://bit.ly/webinar_educacao_covid-19 e os interessados devem se inscrever clicando aqui.

O evento marcará o Dia Mundial da Educação (28/04) e será o 1º Webinário da Coalização de Parlamentares que coordenam a Comissão Externa de Acompanhamento dos Trabalhos do Ministério da Educação (COMEX/MEC). A temática escolhida foi o “Acesso à Educação Durante a Pandemia”. A intenção é apresentar os casos práticos adotados pelo sistema educacional brasileiro e internacional durante a pandemia gerada pelo novo coronavírus, que causa a doença Covid-19. Assim, os especialistas debaterão como a tecnologia pode e vem sendo utilizada para minimizar os impactos do isolamento social e, consequentemente, das suspensões das aulas presenciais.

Estão convidados para acompanhar os debates estudantes, professores, gestores e demais interessados no tema. Segundo a secretária municipal de Educação, as ações realizadas em Londrina têm dado muito certo e podem vir a servir de exemplos para outros municípios brasileiros. Isso porque, quase todos os alunos já retiraram os kits com o material escolar, visto que apenas 200 pais ainda não buscaram.

 “Nossa participação nesse debate é importante, porque durante muitos anos tentamos trazer a família para o ambiente escolar. Agora, devido ao isolamento social, a solução foi levarmos a escola para dentro da família e da casa dos alunos. Temos visto que as iniciativas que estamos realizando estão dando certo. É isso que está norteando nossos trabalhos com essa instituição tão importante que é a escola”, disse a secretária.

Sobre os palestrantes

O secretário de Educação de Portugal, João Costa, é membro do conselho de orientação do projeto Futuro da Educação e Competências da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Ele irá analisar o resultado da aplicação de aulas pela internet e do uso de tecnologias em prol do ensino a distância.

Já Maria Tereza Paschoal de Moraes é secretária Municipal de Educação de Londrina, professora, advogada, pós-graduada em Liderança e Gestão Pública pelo CLP, com módulo internacional na Harvard Kennedy School nos Estados Unidos, Líder RAPS e vencedora do Prêmio Espírito Público no Brasil – Educação em 2018. Ela foi a primeira secretária municipal de Educação de Londrina selecionada por meio de um processo seletivo nacional para o cargo, em que foi aprovada em primeiro lugar. Durante sua administração frente à pasta londrinense, a secretária criou a Central Única de Vagas para creches, para acabar com as filas para o serviço. Antes disso, foi secretária Municipal de Educação de Ourinhos, no interior de São Paulo.

Frederico da Costa Amâncio é formado em Administração pela Universidade de Pernambuco e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. É conhecido como Fred Amâncio. Ele está secretário de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco e vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias de Educação (Consed). Recebeu, em 2019, a medalha e diploma Mérito Educacional Professor Paulo Freire, homenagem concedida às pessoas físicas ou instituições que se destacam pelo exercício docente e trazem trajetórias bem-sucedidas no campo da educação.

NCPML

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios